Eventos

Interpoma 2024, uma 13ª edição de alta qualidade

Assim, a Interpoma 2024 fecha as portas com um sentimento de satisfação geral, desde expositores a operadores, vindos de mais de 60 países nos cinco continentes, do Brasil aos Estados Unidos, Índia e Nova Zelândia


Público, expositores e conteúdos da mais alta qualidade na edição 2024 da única feira internacional dedicada à maçã, realizada em Bolzano de 21 a 23 de novembro, resultado que demonstra a vitalidade do setor da maçã e o interesse contínuo que gera

Uma edição de muito sucesso graças ao dinamismo, frescor e inovação implantados para criar novas oportunidades para todo o setor da maçã. É o que emerge da 13ª edição da Interpoma, única feira internacional dedicada à maçã, que reúne o setor internacional da maçã na Fiera Bolzano a cada dois anos.

O evento, realizado de 21 a 23 de novembro, atraiu 16 mil visitantes e contou com a participação de 400 expositores, em um evento de três dias que trouxe excelência produtiva e tecnológica à feira.

Os números registados durante os eventos representam também a consolidação de um público de qualidade composto por profissionais do sector e participantes: um grande comparecimento, tanto nos dois dias do congresso como nos nove Interpoma Tours, as visitas guiadas reservadas aos operadores e a imprensa para conhecer as melhores práticas do Tirol do Sul.

Assim, a Interpoma 2024 fecha as portas com um sentimento de satisfação geral, desde expositores a operadores, vindos de mais de 60 países nos cinco continentes, do Brasil aos Estados Unidos, Índia e Nova Zelândia.

"O sucesso deste formato de exposição, único no mundo, continua a crescer de forma constante, confirmando a primazia do setor da maçã do Sul do Tirol como referência internacional de inovação. Além dos mais de 400 excelentes expositores, a programação de eventos do mais alto nível se confirma como uma das principais atrações, atraindo mais uma vez visitantes de todo o mundo a Bolzano", afirma Thomas Mur, diretor da Fiera Bolzano . 

Giulia Montanaro, brand manager da Interpoma, também está satisfeita: "A Interpoma confirma-se como o local onde se revelam as tendências de amanhã. A decisão de nos projetarmos nos pomares de maçã do futuro, entre tecnologias digitais inéditas e novas estratégias de produção, foi estratégica e valeu a pena em termos de participação no congresso, graças também à experiência dos palestrantes e empresas de todos em todo o mundo."

Algumas palavras dos protagonistas - Silvia Albanese, do Departamento de Marketing do Grupo Sorma, empresa líder na concepção e construção de linhas completas para a fase pós-colheita de frutas e vegetais, não esconde a sua satisfação: "Esta edição da Interpoma foi um grande sucesso para nossa empresa. Conhecemos os nossos clientes habituais, mas também registramos grande interesse por parte de visitantes internacionais, por exemplo da Rússia. Somos expositores na Interpoma desde as primeiras edições e, ao longo do tempo, crescemos muito em termos de espaço e visibilidade, um investimento que tem sido muito satisfatório, tanto que voltamos com entusiasmo a cada edição. 

Henk Nooteboom, pesquisador da Horti Grafting, empresa internacional que oferece assessoria em estratégias de cultivo, pesquisa e vendas no setor frutícola, confirma o papel de destaque da Interpoma no cenário expositivo internacional. "A Interpoma 2024 tem sido uma experiência extraordinária, desde o início da nossa participação. Esta feira é, sem dúvida, a mais qualificada do ponto de vista técnico, graças à participação de profissionais, especialistas e investigadores. "O nível de excelência alcançado é fonte de atração para todas as empresas do setor que desejam ampliar sua rede comercial própria".

Prêmio Interpoma: prêmio para tecnologias que contribuem para o manejo sustentável de pomares de maçã - Foi atribuído o Prémio Interpoma 2024, reconhecimento concedido por um júri técnico aos 16 produtos concorrentes. O objetivo foi premiar as tecnologias digitais mais promissoras para a redução da pegada de carbono, bem como a utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários.

Uma novidade deste ano foi o Prêmio Escolha dos Visitantes, prêmio concedido diretamente pelos visitantes.

BioScout com o produto SporeScout: vencedor absoluto do júri técnico - SporeScout é uma tecnologia digital inovadora que permite o monitoramento e diagnóstico preciso e precoce de doenças fúngicas em condições de campo. O produto consiste em um sistema de inteligência baseado em IoT que combina microscopia robótica avançada, visão computacional e tecnologias de inteligência artificial. O júri reconheceu que o SporeScout poderia permitir avanços extraordinários na gestão sustentável de produtos fitossanitários para a protecção das macieiras.

Agromanager com o produto Agromanager: menção especial do júri técnico - Agromanager é uma plataforma digital eficaz para realizar diversas tarefas relacionadas com a gestão agrícola, graças a uma infraestrutura TIC inovadora. Consiste num moderno sistema de gestão e informação agrícola, capaz de responder às necessidades de soluções agrícolas inteligentes, graças à sua facilidade de utilização e flexibilidade. O Agromanager transfere informações para vários processos de tomada de decisão, incluindo controle de equipamentos de pulverização e fertilização para abordagens automatizadas de gerenciamento específicas do local.

A Agromanager também ganhou o Prêmio Escolha dos Visitantes, que contou com a participação de quase 700 visitantes votantes durante o primeiro dia.

Trapview com o produto Trapview: menção especial do júri técnico - Trapview é um novo instrumento de apoio à proteção de culturas que permite controlar e prever a presença de insetos nocivos em pomares de maçã. O produto se destaca pela facilidade de uso, supera o limite de longos controles manuais de armadilhas e permite que agricultores e serviços de consultoria gerenciem o sistema de controle de forma eficiente e remota. O produto se enquadra no tema da premiação pelo seu potencial de redução de tratamentos fitossanitários, pois proporciona o combate a pragas específicas e, assim, melhora a sustentabilidade no manejo dos pomares.

O encontro da próxima edição do Interpoma será em novembro de 2026. Entretanto, é possível aprofundar o conteúdo do Interpoma 2024 baixando a versão online do ipoma , que, graças à digitalização dos conteúdos, torna o experiência de leitura interativa, também com vídeos e audiolivros acessíveis por meio de códigos QR. *Fotos Fiera Messe Interpoma 2024/Marco Parisi.

*Elena Vincenzi e Doralinda D'Auria - Assessoria de Imprensa da Interpoma a/c Fruitecom - [email protected] | [email protected]/M. +39 340 5588732 | +39 337 1212782 - www.fruitecom.it

Para baixar o ipoma : www.fierabolzano.it/en/interpoma/ipoma-issue-03/ Para mais informações: www.fieramesse.com/interpoma

Comentários