Lançamento de Software para contribuir na definição da real necessidade de adubação e na seleção de plantas mais eficientes na absorção de nutrientes
No XVIII ENFRUTE, que aconteceu final de julho em Fraiburgo (SC), o grupo GEPACES da UFSM lançou os software CND maçã, CND pera, CND citrus de mesa e INFLUX 1.0
Jornal da Fruta
O CND maçã e CND pera foram criados envolvendo profissionais da
UFSM (grupo GEPACES), UNESP, UFSC e EPAGRI.
O CND citrus de mesa é um software construído com a participação de profissionais da UFSM e UNESP.
Os pesquisadores também contaram com a colaboração do setor produtivo, que disponibilizou áreas de produção que foram avaliadas.
Todos os interessados podem acessar gratuitamente os
Software no site https://www.gepaces.com.br/softwares-online. Em seguida, resultados de nutrientes em folhas podem ser inseridos.
O software permite calcular índices nutricionais. Os resultados são apresentados em figuras de fácil interpretação, que indicam se os nutrientes presentes na planta são interpretados como adequado, excessivo ou deficiente.
Assim, o técnico poderá definir quais os nutrientes que devem ser aplicados nos pomares.
Também, as informações permitem definir o desequilibro nutricional de talhões no pomar. Assim, práticas relacionadas a calagem e adubação devem ser realizadas, prioritariamente, nos talhões que possuem plantas com maior desequilíbrio nutricional.
O INFLUX 1.0 foi construído com a participação de profissionais da
UFSM e UNESP. O software é inovador e permite a seleção de espécies e cultivares mais eficientes na absorção de nutrientes, entre eles, especialmente, nitrogênio, fósforo e potássio. O software poderá ser usado por programas de melhoramento e todos demais interessados.
O Software poderá ser acessado no mesmo site onde estão os software CND.
Todos os software são gratuitos e contribuem para aumentar a produtividade de lavouras, diminuindo os custos de produção.
Maiores informações podem ser obtidas em https://www.gepaces.com.br/contato