Eventos

Maior evento da pomicultura brasileira reúne mais de 900 pomicultores e empresários do setor

No evento surgiram diversas discussões sobre a adoção de novos sistemas de condução para macieiras, com muitos detalhes apresentados por pesquisadores da Itália, Estados Unidos, Chile e Espanha


O maior evento da pomicultura nacional "VIII Field Day on Rootstocks from CG Series e X Giro Técnico" reuniu mais de 300 pessoas por dia, durante os dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2024, nas cidades de São Joaquim, Lages e Vacaria. O objetivo do evento foi a atualização e troca de informações acerca de pesquisa e novas tecnologias para modernização de pomares de macieira da região Sul, como novos porta-enxertos da série CG, técnicas de manejo, sistema de condução e mecanização.

Comissão organizadora do VIII Field Day on Rootstocks from CG Series e X Giro Técnico 2024 na ACIL em Lages

Comissão organizadora com palestrantes internacionais e brasileiros na ACIL em Lages

O encontro teve suas inscrições esgotadas e foi organizado pelo Grupo de Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc (CAV/UDESC), coordenado pelo professor Leo Rufato, Giro Técnico Consultoria Agronômica, representado por Gianfranco Perazzolo e a empresa Agromillora com o Tiago Afonso de Macedo. Além disso, o evento teve o apoio das agências de fomento FAPESC, CNPq, CREA-SC e AEA e mais de 20 empresas patrocinadoras.

A programação iniciou na terça-feira (dia 16) em São Joaquim, com a visita nos pomares do Grupo Hiragami e 3J's, com visualização prática e debates sobre novos porta-enxertos para pomares modernos, juntamente com os sistemas de condução que permitem maior produtividade. Além disso, também aconteceu a demonstração de máquinas e tecnologias como a plataforma de colheita, pulverizadores autopropelido, Mirror light, que, aliadas aos novos porta-enxertos, permitem maior rentabilidade diminuindo os custos de mão de obra.

Na quarta-feira, dia 17, os inscritos puderam participar de uma jornada repleta de conhecimento na ACIL em Lages, com as palestras de renomados convidados nacionais e internacionais, como Stefano Musacchi, professor e pesquisador da Universidade de Washingnton (EUA), Andrey Hofer, consultor na empresa Fruturo, Joaquim Carbó, pesquisador do IRTA (Espanha), Clemens Hafner, gerente de variedades da SK Tyrol Consortium (Itália) e Ignasi Iglesias, diretor técnico da Agromillora (Espanha). Além das palestras, os convidados também participaram de uma mesa redonda, juntamente com os representantes Diogo Felipe Steinheuser, do CREA-SC, Tiago Afonso de Macedo e Alexandre Chichinelli Junior da Agromillora, e Leo Rufato, do CAV/UDESC.

Já na quinta-feira, dia 18, foi na cidade de Vacaria que recebeu os inscritos, sendo que os encontros foram nos pomares de Leandro Bortoluz e na RASIP, nos quais foram abordados, além das possibilidades de mecanização e novas sistemas de condução para os porta-enxertos da série Geneva.

Durante o evento surgiram diversas discussões sobre a adoção de novos sistemas de condução para macieiras, com muitos detalhes apresentados por pesquisadores da Itália, Estados Unidos, Chile e Espanha, trazendo à luz informações sobre o correto manejo dos modernos sistemas para as condições brasileiras. Vários pontos foram discutidos, mas o consenso era, "O melhor sistema de condução é aquele que você pode fazer de maneira correta". Não adianta iniciar um novo sistema de condução para macieiras se não nos atentarmos para os princípios básicos da fisiologia das plantas, que aprendemos na academia com nossos professores. Conceitos sobre a importância da observação da fisiologia do manejo de condução e poda muitas vezes esquecidos.

A implantação de um pomar está cada vez mais cara, com grandes desafios de redução de custos de mão de obra, aumento da produtividade, mas principalmente um percentual de mais de 90% de frutas categoria 1, exigência esta para o mercado brasileiro. Com a experiência dos debatedores do evento, foi possível trazer a experiência de mercados exigentes. Além destes requisitos de qualidade, também "Eles" estão buscando calibre.

Outro tema bastante discutido é que não existe um porta-enxerto único para todas as situações. Com o avanço da oferta de novos porta-enxertos da série Geneva, foi possível diversificar o vigor, mantendo a precocidade e a produtividade. Os porta-enxertos que melhor se adaptam para as condições dos Estados Unidos, de uma maneira geral não são os mesmos que melhor se adaptam na Itália e Espanha, também não tendo um consenso com os melhores resultados do Brasil. Sendo assim, as condições locais são determinantes para escolher o melhor porta-enxerto para plantio.  *A comissão organizadora do evento agradece a participação de todos e desde já convida a todos a participarem da próxima edição.

Primeiro anfitreão do evento - A Cooperserra foi parceira de evento promissor para o Agronegócio em São Joaquim/SCA Cooperativa Regional Agropecuária Serrana (Cooperserra) teve a honra de ser o ponto de partida para o X Giro Técnico, um evento de grande relevância para a fruticultura local. Mariozan Correa, presidente da Cooperserra, expressou entusiasmo com essa iniciativa, que teve início hoje em São Joaquim e seguiu para Lages e Vacaria nos dias 17 e 18 de janeiro.

Sob o título "Dias de Campo - São Joaquim e Vacaria: VIII Field Day on Rootstocks from CG Series e X Giro Técnico em São Joaquim", o evento reuniu agricultores, pesquisadores e especialistas do Brasil e além-fronteiras, incluindo representantes da Espanha, Estados Unidos, Chile e Itália. O propósito central foi promover a troca de informações, pesquisa e destacar as inovações tecnológicas aplicadas na Fruticultura, com foco especial na produção de maçãs.

Mariozan Correa ressaltou a importância desse Giro Técnico para a região, destacando que o evento não apenas fortalece a agricultura local, mas também proporciona uma plataforma internacional para divulgar as práticas avançadas da fruticultura regional.

O presidente expressou gratidão por sediar a saída do evento, organizado pelos professores da UDESC de Lages, ressaltando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio na região. *NotiserraSC

Comentários