Eventos

Novo edital com 7.000 mudas de frutas para ampliar polo de Linhares

O edital prevê 1,4 mil mudas de açaí; 2.750 mudas de limão; 1.650 mudas de laranja, e outras 925 mudas de abacate


O Programa Municipal de Fruticultura de Linhares lança um novo edital para a distribuição de 6.725 mudas das seguintes frutas: açaí, limão, laranja e abacate. Os produtores interessados devem efetuar sua inscrição na Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, localizada na Av. Augusto Calmon ,1675, Centro, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O prazo para adesão ao edital começa hoje, dia 18 de julho, e segue até o dia 19 de agosto.

Quantidade de mudas - Ao todo serão distribuídas 6.725 mudas, sendo: 1,4 mil mudas de açaí; 2.750 mudas de limão; 1.650 mudas de laranja, e outras 925 mudas de abacate. Cada produtor receberá a quantidade de mudas para formação de no mínimo 0,5 hectare e no máximo um hectare das frutas.

Documentos necessários - É obrigatório no ato da inscrição a apresentação da cópia dos seguintes documentos: a) Cadastro de Pessoa Física - CPF, se pessoa física; Carteira de Identidade - CI (RG), se pessoa física; Comprovante de endereço; Escritura pública da propriedade rural na qual pretende plantar as mudas, ou outro documento apto a demonstrar que o interessado é legítimo possuidor da propriedade na qual serão plantadas as mudas; Declaração preenchida pelo produtor que indique a quantidade de mudas que a propriedade comporta conforme edital.

Polo de Uva de Linhares inicia poda de produção para colheita de julho  - O produtor Giovani Rigoni, do Sítio Araponga, da comunidade São Judas Tadeu, iniciou a poda de produção nesta segunda-feira (07/3) do parreiral de uva. O processo é importante para o sucesso da segunda colheita, prevista para o mês de julho e que movimentará o agroturismo na região de São Rafael.

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, que orientou o produtor sobre a condução da poda junto ao especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, explicou que a lavoura permite que sejam feitas duas podas ao ano.

"A poda realizada agora será a poda longa, com cinco a oito gemas, ou seja, com cinco a oito pontos onde nascerão os brotos da uva, permitindo um ganho econômico maior, porque a poda permitirá o aumento da produção. A primeira colheita foi um sucesso e, em julho, na próxima, movimentará também o agroturismo na região, já que o Inverno é um período em que os turistas mais procuram visitar os parreirais e desfrutar desses roteiros", disse Yago, informando que no mês de agosto, será feita outra poda, porém mais curta, com duas gemas.

Segunda temporada da colheita de uva em Linhares está aberta à visitação - O parreiral do Polo de uva Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, já está aberto à visitação. O lançamento oficial da segunda temporada da colheita da uva aconteceu na sexta-feira, dia 17, com uma programação diversificada. O agendamento para conhecer a parreira, que fica na comunidade de São Judas, é feito diretamente com o produtor Giovani Rigoni, no WhatsApp (27) 99839-3964.

Na ocasião, a programação, organizada pelas secretarias de Agricultura, e de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Linhares, contou com dança italiana com as integrantes do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, no bairro Planalto, passeio ciclístico, torneio de bocha, tradicional quadrilha junina, além da apresentação musical com o cantor Jean Ferreira e banda e o cantor Alan Bertoll e banda.

Andréia Duda aproveitou a oportunidade para conhecer o parreiral e ficou surpresa com o trabalho desenvolvido na região. "Aqui é maravilhoso. É um cheiro, o lugar é bom, o clima é agradável, a recepção é muito boa. Nunca imaginava passar aqui em Linhares por uma experiência tão gostosa como esta", comentou Andréia.

O produtor Giovani Rigoni está feliz com os resultados já alcançados no seu parreiral. "Eu não imaginava que seria tanto sucesso assim e que fosse produzir isso tudo a menos de dois anos. Estou feliz, satisfeito com a colheita e esperando os turistas para virem nos visitar", ressaltou o produtor.

O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que o polo tem fomentado o turismo na região, e faz um convite para os linharenses e turistas de outras regiões, também, conhecerem o parreiral que no próximo ano tem previsão de alcançar uma produção de 18 toneladas da fruta que são das variedades Niágara Rosada e Izabel Precoce.

* Assessoria de Comunicação Prefeitura de Linhares/ConexaoSafra

Comentários