Eventos

Programação 2ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas

04 a 06 de outubro de 2022, em Caçador, Santa Catarina (SC)


A 2ª Reunião será uma oportunidade para que recentes resultados de pesquisa obtida por Instituições de Pesquisa Ensino, Extensão e iniciativa privada sejam apresentados e discutidos. Isso será possível através de palestras, fóruns de discussão, apresentações de trabalhos técnicos-científicos, publicação de um livro e visitas técnicas.

O evento é uma promoção do NRS-SBCS. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da região de Caçador (AEAC) são as Instituições realizadores. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), o NRS-SBCS e as empresas Mosaic e Yara fertilizantes são patrocinadoras do evento.

A macieira terá um destaque especial no evento, com apresentação de resultados recentes de pesquisa, estabelecendo novas recomendações de adubação e novos teores críticos para solo e folha. Será também lançado um software para cálculo do equilíbrio nutricional das plantas.

Programação do evento:

Dia 04 de outubro de 2022

08h30 - Abertura do evento - 09h - Perspectivas futuras da adubação e nutrição de frutíferas. Moreno Toselli (Universidade da Bologna, Itália) - 10h - Intervalo

10h15 - Estimativa do estado nutricional de frutíferas. Danilo Eduardo Rozane (Unesp. Campus Registro).

11h15 - Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em folhas de maracujá. Henrique Belmonte Petry (Epagri)

13h30. Calagem, adubação e normas CND de valores de referência de nutrientes em folhas de pessegueiro. Gilberto Nava (Embrapa Clima Temperado)

14h15. Calagem, adubação e normas CND de valores de referência de nutrientes em folhas de citrus. William Natale (UFC)

15h. Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em folhas de lúpulo. Gabriel Alberto Sans (Ambev).

15h45. Intervalo

16h. Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em folhas de oliveira. Tadeu Luis Tiecher (IFRS).

17h. Espaço de patrocinador - Mosaic Fertilizantes

17h45. Apresentação de 2 dos melhores resumos enviados pelos participantes (15 min por apresentação).

 

Dia 05 de outubro de 2022

08h30. Integração pesquisa/universidade/setor produtivo/extensão na fruticultura brasileira. Paulo Roberto Ernani (Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC)

09h30. Calagem, adubação e normas CND de valores de referências de nutrientes em folhas de videiras. Gustavo Brunetto (UFSM);

10h15. Intervalo

10h30. Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em folhas de morangueiro. Anderson Fernando Wamser (Epagri)

11h15. Calagem, adubação e normas CND de valores de referência de nutrientes em folhas de macieira. Leandro Hahn (Epagri).

13h30. Fertirrigação de frutíferas. Gilmar Nachtigal (Embrapa Uva e Vinho)

14h30. Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em cladódios de pitaia. Gelton Geraldo Fernandes Guimarães (Epagri)

15h15. Calagem, adubação e valores de referência de nutrientes em folhas de nogueira. João Kaminski (UFSM).

16h. Intervalo

16h15. Estratégias para aumento da eficiência do aproveitamento de fertilizantes em pomares.

Debatedores: Paulo Roberto Ernani (UDESC), João Kaminski (UFSM) e William Natale (UFC).

17h. Sustentabilidade e a cadeia de frutas: manejo do nitrogênio. Yara Fertilizantes.

17h45. Lançamento dos softwares:

- CND-DRIS da cultura da uva para o Vale do Rio do Peixe-SC (João Peterson Pereira Gardin, Epagri)

- CND-DRIS das culturas da uva para Farroupilha-RS, pessegueiro e macieira (Gepaces, UFSM)

18h15.  Lançamento do livro - Contaminação de solo em pomares e vinhedos: causas, efeitos e estratégias de manejo (Gepaces, UFSM)

20h. Jantar do evento. Por adesão dos participantes

 

Dia 06 de outubro de 2022

08h30. Nutrição de plantas para aumento da qualidade de frutos na alimentação humana.  Luiz Carlos Argenta (Epagri)

09h15. Adubação e nutrição de plantas frutíferas em sistemas orgânicos de produção. Moreno Toselli (Universidade da Bologna, Itália)

10h15. Intervalo

10h30. Apresentação de 2 dos melhores resumos enviados pelos participantes (15 min por apresentação).

11h. Lançamento do livro - Atualização sobre calagem e adubação em frutíferas

11h15. Entrega premiação para o trabalho destaque do evento.

11h30. Encerramento do evento. Leandro Hahn - Epagri

13h30. Visita técnica aos pomares e packing house da Fischer Agroindustrial em Fraiburgo-SC

Mais (49) 98503-9192/(49) 3561-6823 - [email protected] - Envio de resumos - Normas para elaboração e apresentação do resumo - Os resumos devem ser enviados para o seguinte e-mail: adubafrutifera @gmail.com

Prazo de envio de 01-04-2022 a 30-07-2022 - O resumo deve relatar trabalho de pesquisa ou de informação técnica.

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade dos autores e será considerada como critério de avaliação pela Comissão.

Formato: o resumo completo, incluindo título, autores (e afiliações), texto, agradecimentos e notas de rodapé, deve ter no máximo 2.700 caracteres com espaços. Ele deve ser apresentado em papel tamanho A4 (210 mm x 297 mm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, conforme modelo. A fonte utilizada deverá ser Arial, tamanho 12. Para os autores, instituição e endereço utilizar tamanho 10.

O texto do resumo deve iniciar deixando uma linha após os autores, sem recuo e somente com a letra inicial maiúscula.

Os nomes científicos serão escritos em itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, exceto a primeira letra. Números até dez, devem estar por extenso, a menos que estejam seguidos de alguma unidade de medida.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser localizado(s) após o título e centralizado, com letras minúsculas, nome completo, separados por ponto e vírgula e com numeração sobrescrita para identificação das instituições de vinculação.

A(s) instituição (ões) de vinculação dos autores, o endereço e o correio eletrônico, devem ser colocados ao final do documento, depois das palavras chaves e apoio financeiro, seguindo numeração sobrescrita aos nomes. Em caso de mesma instituição em mais de um autor, não há necessidade de repetir o endereço.

 

Comentários