Eventos

Representantes da Câmara de Citricultura se reúnem em São Sebastião do Caí

Também a Instrução Normativa 48 que versa sobre padrões de produção e comercialização de mudas de citros foi ponto de pauta


Com o objetivo de dar andamento às ações voltadas à cadeia citrícola do Vale do Caí, estiveram reunidos na terça-feira (04/04), em São Sebastião do Caí, representantes de diversas entidades que compõem a Câmara de Citricultura. A atividade ocorreu no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), quando foi apresentada pelo assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine, uma proposta para a organização de um seminário que possa abordar o planejamento de atividades para o setor.

Para alcançar esse objetivo foi criado um grupo técnico que discutirá, em reunião a ser realizada no dia 19 de maio, a partir das 13h30, no mesmo local, o planejamento do seminário, que deverá envolver o máximo de integrantes da cadeia produtiva. "Na ocasião desse evento maior, certamente será importante a presença de agentes públicos, de técnicos, de operadores bancários, de representantes de sindicatos, de fornecedores de insumos e de citricultores, entre outros", salienta Bonine, reforçando a importância do debate para a região.

Bonine também abordou questões relacionadas ao crédito para a citricultura e o encaminhamento de possíveis propostas de alterações para o modelo atual, em que projetos de custeio para a bergamota e a laranja são únicos, independente da variedade. "Assim, frustrações em safras de variedades tardias podem ser 'compensadas' por boas colheitas das frutas precoces, o que poderá ser um problema na hora da obtenção de um Proagro", exemplifica. "Ideal seria a possibilidade de fazer algo parecido com o que ocorre com os milhos safra e safrinha, separados de acordo com o período", completa.

A reunião da Câmara também teve outras pautas, entre elas os informes a respeito da situação atual da Instrução Normativa 37, que versa sobre a erradicação ou supressão do cancro cítrico, com garantias da manutenção do status fitossanitário das áreas em que não ocorre a praga. Também a Instrução Normativa 48 que versa sobre padrões de produção e comercialização de mudas de citros foi ponto de pauta, bem como o andamento da regulamentação da Legislação Estadual de Defesa Vegetal.

O encontro foi finalizado com informes a respeito de eventos sobre citricultura que ocorrerão na região, com destaque para a Abertura da Safra de Citros, que se realizará no dia 24 de maio, a partir das 14h, na localidade de Faxinal, em Montenegro. Na ocasião, a Embrapa Clima Temperado deverá fazer o lançamento de uma nova variedade de bergamota. Outras atividades, como a Festa da Bergamota de São Sebastião do Caí - que terá nova edição apenas em 2018 - e a Festa da Bergamota Montenegrina, que ocorre em Campo do Meio, Montenegro, também foram abordadas na ocasião.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado - Jornalista Tiago Bald - [email protected] - (51) 3729-6113

www.facebook.com/EmaterRS

https://twitter.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS

Comentários