Rumo à Interpoma 2024 com uma produção italiana estável e uma colheita europeia ligeiramente em queda
Segundo relatório da WAPA apresentado na conferência Prognosfruit, realizada em Trentino (Itália), a Itália permanece estável, enquanto a França e a Espanha registram um aumento e a Polônia e a Alemanha, uma queda
De acordo com o relatório anual da WAPA apresentado por ocasião da conferência Prognosfruit, realizada em Trentino (Itália), a Itália permanece estável, enquanto a França e a Espanha registram um aumento e a Polônia e a Alemanha, uma queda - Os novos desafios do setor da maçã estarão na vanguarda da Interpoma 2024 , a única feira do mundo dedicada exclusivamente a esta fruta, que será realizada de 21 a 23 de novembro de 2024 na Fiera Bolzano.
À medida que se aproxima a feira bienal no sul do Tirol - a última edição foi realizada em novembro passado - também acontece o Prognosfruit 2023, a conferência itinerante anual durante a qual a World Apple and Pear Association (WAPA) anuncia as previsões para a próxima safra de maçã em toda a Europa .
Este ano, graças ao local escolhido pela WAPA, a Interpoma apoiou e promoveu o Prognosfruit com o patrocínio técnico do evento.
Os novos desafios do setor da maçã estarão na vanguarda da Interpoma 2024, a única feira do mundo dedicada exclusivamente a esta fruta, que será realizada de 21 a 23 de novembro de 2024 na Fiera Bolzano.
À medida que se aproxima a feira bienal no sul do Tirol - a última edição foi realizada em novembro passado - também acontece o Prognosfruit 2023, a conferência itinerante anual durante a qual a World Apple and Pear Association (WAPA) anuncia as previsões para a próxima safra de maçã em toda a Europa . Este ano, graças ao local escolhido pela WAPA, a Interpoma apoiou e promoveu o Prognosfruit com o patrocínio técnico do evento. Assim, cada participante recebeu a segunda edição da "Revista Ipoma", a revista oficial da Interpoma, impressa inteiramente em papel apple e repleta de novidades sobre o setor. A publicação, coordenada por Gerhard Dichgans, traz inúmeras contribuições sobre diversos temas. A presente edição aborda, entre outros, "Red Delicious: The Rise and Fall of an Icon of the Past", "Agricultura de precisão e inteligência artificial em pomares", "Tradições de cultivo de maçã no Japão", "Normandia, onde as maçãs que não são bons de comer tornam-se uma surpresa efervescente quando se transformam em cidra e calvados.
De acordo com a informação prestada em Trentino (Itália), onde decorreu a edição 2023 da Prognosfruit, prevê-se uma produção europeia de 11.411.000 toneladas, o que representa um decréscimo de 3,3% face ao ano anterior. Especificamente, a Polônia pesa especialmente no balanço, de longe o maior produtor europeu, que paga 11,1% a menos em relação a 2022. Por outro lado, a Itália permanece bastante estável; Continua a ocupar firmemente a segunda posição em nível europeu e situar-se-á nas 2.104.000 toneladas de produção. Em nível regional, a produção volta a aumentar no Tirol do Sul (+7%) e no Trentino (+4%). Na dinâmica emergente do setor da maçã, destacam-se os casos da França e da Espanha, onde o setor mostra grande vitalidade. De fato, na França estima-se uma colheita de 1.501.000 toneladas, ou seja, um aumento de 7,9% em relação a 2022 e de 9,5% em relação à média dos últimos três anos. A Espanha, com 536 mil toneladas, registra forte alta de 30,1% em relação a 2022 e está 14,8% acima da média dos últimos três anos. Por outro lado, pelo lado negativo, está a safra da Alemanha, onde são esperadas 952 mil toneladas, ou seja, uma queda de 11,2% em relação a 2022 e de 7,9% em relação aos últimos três anos.
Todas essas novas tendências, juntamente com outras novidades, serão analisadas em detalhes de 21 a 23 de novembro de 2024 em Bolzano, por ocasião da Interpoma, e especialmente durante o Congresso Interpoma, conferência de atualização e debate na presença de especialistas. eventos realizados durante a feira.
*Elena Vincenzi e Michela Dongi - email: [email protected] | [email protected] - Para mais informações: www.interpoma.it