Eventos

Senafrut atrai mais de 1.100 pessoas à São Joaquim

Convidados como Thomas Fichet, doutor da Universidade do Chile, José Luiz Petri, doutor mestre da Estação Experimental da Epagri de Caçador foram uma


Ao menos 1.100 pessoas participaram desde a manhã desta terça-feira (14), em São Joaquim/SC, do 12° Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado - Senafrut.

O evento no Centro de Eventos acabou dia 16 de junho, com uma programação que contemplou exposições, feiras, negócios e palestras com os mais diversos assuntos como manejo das plantas, importação de frutas, fitossanidade, mercado do agro- negócio, mecanização, produtividade e novidades no setor da fruticultura.

Fruticultores, estudantes de Agronomia, pesquisadores, técnicos e fornecedores de produtos diversos relacionados à fruticultura participaram do evento, que este ano atraiu palestrante até do exterior. "Nesses três dias da Senafrut tivemos 25 apalestras com alguns dos melhores pesquisadores do mundo, sobre Fruticultura", declarou Marcelo Cruz de Liz, da Extação Experimental de São Joaquim e coordenador do vento.  

Foram 165 trabalhos científicos que foram apresentados e que tornam esse o principal seminário do gênero no Brasil", disse o prefeito Humberto Brighenti. Pesquisadores e técnicos de países como Argentina, Chile, Nova Zelândia e Itália,  palestraram no Senafrut que tem como objetivo atualizar o setor da maçã no campo das pesquisas e trazer novidades e tecnologias para o setor.

Hoje a região de São Joaquim é o maior produtor nacional de maçã com mais de 50% da produção catarinense e quase 40% da produção nacional. A estimativa é que a região da Amures seja responsável por uma movimentação econômica de quase R$ 2 bilhões por ano, só em torno da atividade da fruticultura de clima temperado.

A maçã gera mais de 40 mil empregos com ocupação de uma área de 12 mil hectares e produção de 400 mil toneladas por ano. A maçã responde ainda, por cerca de 70% do movimento econômico de São Joaquim. Todos esses dados foram apresentados na abertura do Senafrut.

A palestra de abertura foi sobre mercado e clima com manifestação do especialista em agronegócio Ricardo Vanz, do engenheiro agrônomo e doutor Willian da Silva Ricce e a engenheira agrônoma e doutora Cristina Pandolfo.

Convidados como Thomas Fichet, doutor da Universidade do Chile, José Luiz Petri, doutor mestre da Estação Experimental da Epagri de Caçador foram uma das atrações consideradas imperdíveis no evento. Participaram do Senafrut ao menos 75 expositores e mais de 55 empresas de várias regiões do País ligadas à Fruticultura.

 

 

Comentários