Eventos

Substituição do jornal por sombrite na proteção do abacaxi contra o sol traz ganho em produtividade

Pesquisa da Apta mostra resultados positivos inclusive na facilidade de manejo nos campos


Abacaxi coberto com sombrite em Andradina/SP

Um estudo realizado pelo pesquisador Humberto Sampaio de Araújo, da regional de Andradina Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, traz mudanças no manejo do abacaxi. Este trabalho comparou esta técnica com o uso de sombrite, com variações de sombreamento, na qual se protege o pé todo e o fruto do sol.

Segundo as informações da instituição, a utilização de telas com 35% a 50% de sombreamento trazem ganhos de produtividade de até 40% na cultura, isso quando comparado ao método comumente utilizado, que é a cobertura dos frutos com jornal.  A entidade detalha ainda que 75% dos abacaxis que são produzidos no Estado de São Paulo vêm de Andradina, e 15% das unidades de produção utilizam esta tecnologia de cobertura com tela.

Amarílis Beraldo Rós, que é pesquisadora científica da Apta Regional, explica que nas épocas quentes do ano em Andradina, que é uma região muito quente de São Paulo, o uso do sombrite foi muito interessante porque aumentou em até 40% a produtividade do fruto, evitou a queima do fruto, que é algo que faz com que ele perca valor comercial, e também promoveu frutos mais uniformes.

"É uma prática que a gente recomenda muito ao produtor, até porque hoje em dia já não há tanta disponibilidade de jornal e também pela questão do custo da mão-de-obra. Você ter mão-de-obra para envolver milhares de frutos, é caro. A tela, apesar de ser mais cara que o jornal, pode ser reutilizada várias vezes e é possível cobrir uma quantidade muito maior de frutos de forma mais rápida", disse Amarílis. *Notícias Agrícolas

                                                                 Abacaxi coberto com jornal. Foto: Apta

Comentários