Eventos

Viticultura e tecnologias de informação, temas do 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho que decorrerá em junho na Espanha

44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e a 21ª Assembleia Geral da OIV, de 5 a 9 de Junho


Jerez de la Frontera, em Cádis (Espanha) é o local que vai acolher o 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho em Espanha promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Um evento de vital importância para o setor vitivinícola, pois reúne o trabalho de cientistas e pesquisadores que divulgam seus estudos e avanços em diferentes áreas do mundo do vinho.

Todos os anos, um estado membro da OIV, juntamente com a OIV, convida e recebe cientistas e pesquisadores de todo o mundo para apresentar e compartilhar suas descobertas e resultados. O 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho nesta ocasião será realizado na Espanha em Jerez de la Frontera (Cádiz), uma terra emblemática por seus vinhos e que assim se torna uma embaixadora dos vinhos espanhóis. O Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha e a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) co-organizam o evento.

Assim, de 5 a 9 de junho, convergem em Espanha o 44º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho e a 21ª Assembleia Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O tema desta edição tem como título: Viticultura e tecnologias de informação. Ainda neste âmbito, será eleito o sucessor de Pau Roca, Diretor-Geral da OIV que se aproxima do fim do seu mandato de cinco anos.

Este é o sexto Congresso Mundial da Vinha e do Vinho que se realiza em Espanha; o mais próximo foi em 2006 em Logroño, e o mais distante, em 1929 em Barcelona. A última edição, a de número 43, aconteceu em novembro, no México.

Artigos para quatro sessões:

As apresentações feitas durante o Congresso são baseadas em trabalhos científicos ou acadêmicos e são selecionadas por sua relevância e excelência. As obras expostas são publicadas em acesso aberto. Atualmente, cerca de 600 artigos científicos estão disponíveis por meio desse sistema.

Os trabalhos que podem ser enviados para apresentação podem se enquadrar nos seguintes tópicos:

Sessão I. Viticultura: Big Data e Inteligência Artificial na tomada de decisão na viticultura face às alterações climáticas.

Sessão II. Enologia: Novas tecnologias aplicadas à enologia.

Sessão III. Direito do consumidor e informação: Digitalização da informação ao serviço do consumidor e rastreabilidade.

Sessão IV. Segurança alimentar, consumo, nutrição e saúde: Tecnologia da Informação para sustentabilidade e segurança alimentar. (Blockchain: da exploração ao consumidor).

A OIV convida os membros da comunidade científica do vinho a submeterem um resumo na plataforma de resumos da OIV. O prazo para envio dos resumos é 13 de fevereiro de 2023. A decisão da comissão de leitura e seleção será 6 de março de 2023. E o prazo de entrega para envio da versão final dos trabalhos aceitos (para publicação nos anais do congresso) termina em 30 de abril de 2023. A plataforma para submissão de trabalhos está disponível neste link.

Breve balanço do peso do setor vitivinícola na Espanha - Primeiro vinhedo do mundo, terceiro produtor mundial (depois de Itália e França) e terceiro exportador em valor e líder em área de vinhedos orgânicos, esses são alguns dados e características do setor vitivinícola espanhol.

A vinha está presente em todas as comunidades autónomas, embora Castilla-La Mancha se destaque com quase 48%, seguida de Castilla y León (8,5%) e Extremadura (8,4%).

Da mesma forma, a Espanha é o maior exportador mundial de vinho. O principal destino das exportações de vinho nos últimos anos é a UE (60%), destacando-se, em 2020, França e Alemanha em volume e Alemanha e Reino Unido em valor. De terceiros países, destacam-se em volume as exportações para os EUA, China e Japão.

Acrescente-se que Jerez é uma das denominações de origem com maior prestígio internacional.

Para saber mais sobre o Congresso você pode visitar o site criado para o evento, veja link - https://oiv2023.es/en/

Comentários