Eventos

XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura e XVII Enfrute juntos em 2022

Novo deadeline para submissão dos trabalhos científicos, 10 de de dezembro 2021


Os participantes do Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) têm um motivo a mais para virem a Santa Catarina na 27ª edição do evento, que ocorrerá no final de abril do próximo ano. Em 2022, pela primeira vez depois de 24 anos, o Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) será realizado de forma concomitante ao CBF. É a primeira vez também que o Enfrute ocorrerá fora de Fraiburgo, na região Meio Oeste do estado catarinense, onde é realizado desde 1997. 

De acordo com Renato Luís Vieira, que é gerente de pesquisa da Estação Experimental de Caçador da Epagri e preside a comissão organizadora do XVII Enfrute, a decisão de realizar os dois eventos juntos foi tomada por consenso entre as comissões organizadoras. "Entre os fatores que levaram a esta decisão estão as semelhanças de temas técnicos a serem abordados, bem como a proximidade das datas de realização.  Nossa expectativa é realizar um grande encontro, com toda a segurança, e com a participação ativa dos envolvidos na cadeia produtiva de frutas", destaca Renato. 

O pesquisador da Epagri e membro da comissão organizadora do CBF, doutor Rafael Roveri Sabião, acredita que a união dos eventos será muito valiosa. "Juntos, somamos os esforços para a realização de um enorme compartilhamento de conhecimento e isto agregará nas discussões e aproximação entre os diversos setores envolvidos, ofertando a abordagem dedicada à fruticultura de clima temperado", acrescenta.

 Programação conta com palestras, apresentações orais de pôsteres - O XVII Enfrute contará com  10 palestras comandadas por grandes nomes da Fruticultura de clima temperado do Brasil e do exterior. Conforme Renato, os temas abordarão desde a fitossanidade  e as novas técnicas de manejo e condução dos pomares, até o lançamento de variedades de frutas para o mercado produtor e consumidor. "Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas informações das inovações tecnológicas do setor de produção de frutas de clima temperado desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo", acrescenta. 

Além da programação especial do XVII Enfrute, estudantes e pesquisadores poderão mostrar seus trabalhos de pesquisa em Fruticultura de clima temperado diretamente para o meio científico e para o público consumidor por meio de apresentações orais e de pôsteres. Além disso, diversas empresas, nacionais e multinacionais estarão presentes durante o evento difundindo seus insumos e suas tecnologias mais recentes disponíveis para a agricultura. 

Conheça mais sobre o Enfrute - O Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado nasceu como uma iniciativa da Estação Experimental da Epagri de Caçador e teve sua primeira edição realizada em 1997, em Fraiburgo, região Meio Oeste de Santa Catarina, cidade que sedia até hoje. 

Segundo Renato, o encontro iniciou-se como uma reunião de técnicos e pesquisadores junto de agricultores de várias regiões produtoras de frutas. "A cidade de Fraiburgo permaneceu até hoje como a anfitriã do evento por ter disponibilizado desde o início a estrutura necessária para sua realização e, ainda, por ser uma cidade com atrativos turísticos e estar localizada em uma região tradicionalmente produtora de frutas de clima temperado, especialmente a cultura da maçã", lembra o presidente. 

Desde a primeira edição, o Enfrute estabeleceu uma parceria sólida, que se estende até os dias de hoje, crescendo a cada edição em número e qualidade.

Comentários