Notícia

Apesar da geada, safra de uvas ainda pode ser rentável, saiba como

Alguns procedimentos irão auxiliar no prejuízo da geada em plena floração dos frutos


A geada que ocorreu no último sábado (12/09/2015) prejudicou o manejo dos vinhedos nessa safra 2015/2016. Durante essa semana as perdas ainda estão sendo contabilizadas, entretanto, a safra ainda pode ser rentável ao produtor e sim gerar bons vinhos.

Alguns produtores podem ter grandes prejuízos sim, outros, podem ter a produção reduzida, mas com um bom manejo ainda é possível conseguir uvas de qualidade, o que no caso das uvas viníferas pode garantir uma boa remuneração ao viticultor e bons vinhos nas cantinas. Em vinhedos de viníferas, podem-se aplicar produtos de quebra de dormência dirigidos às gemas dormentes para estimular a brotação.

Quanto às videiras americanas, de acordo com a EMBRAPA, quando danificadas por geadas tardias no início da brotação, podem apresentar brotação das gemas dormentes da base dos ramos, que são gemas férteis, o que pode assegurar uma colheita, ainda rentável,  mesmo que inferior à normal. 

Nesse momento é importante que o produtor tome alguns cuidados, os quais destaco abaixo:

  • Realizar uma inspeção nos vinhedos para averiguar as partes afetadas pela geada. Os brotos queimados pela geada devem ser podados a partir da região danificada, visando manter a parte sadia no vinhedo para que se consiga alguma produção.
  •  A aplicação de aminoácidos e cálcio juntamente com açúcares ou melaço na dosagem de 3% logo após a poda do material danificado ajuda a planta reduzindo os efeitos negativos causados pela perda da vegetação. 
  • É imprescindível  a continuidade dos tratamentos, mesmo que a planta não esteja se recuperando. Isto para que a planta mantenha as folhas visando a sua recuperação.
  • Em casos onde as planta se desgastaram muito e não estão muito vigorosas, pode-se realizar uma adubação nitrogenada no solo para ajudá-la a produzir energia de forma a se recuperar e para favorecer o crescimento dos novos brotos.
  • Mais http://portalvitivinicultura.blogspot.com.br/ * Leandro C. Ebert

Comentários