Notícia

Empresas reduzem produção de frutas no Ceará

Próximo ano a seca continua no Nordeste, e as empresas precisam de ações urgentes para o setor


As duas maiores empresas cearenses produtoras e exportadoras de frutas - a Agrícola Famosa e a Itaueira Agropecuária - tomaram medidas preventivas contra o agravamento da crise de oferta de água, que se tornará agudo quando chegar 2016, que, de acordo com a Funceme, será também de baixa pluviometria.

A Agrícola Famosa, maior exportadora brasileira de melão e uma das maiores empregadoras de mão de obra da agricultura nacional, já está produzindo frutas no Piauí e em Pernambuco, onde, por enquanto, não há a ameaça de falta de água. Por sua vez, a Itaueira também produz no Piauí, no Vale do Gurguéia, e na Bahia, onde igualmente não existe, ainda, problema de oferta hídrica.

As duas, forçadas pela redução da oferta de água, diminuíram sua produção no Ceará e ampliaram a de suas fazendas piauienses, baianas e pernambucanas.

A conclusão do projeto São Francisco de Integração de Bacias está prevista para o fim do próximo ano.

Mas como a barragem de Sobradinho está hoje com apenas 6% de sua capacidade, teme-se que, em 2016, ele não tenha água suficiente para mandar para o Ceará. O horizonte está complicado. * Egídio Serpa

Comentários