Notícia

Epagri apresenta novidades para o setor da Vitivinicultura

Dia de Campo apresentou três novas tecnologias que podem ser aplicadas para produção de uvas de mesa na região de Videira/SC


Os estudos iniciados em 2012 sobre uvas de mesa fundamentaram, nesta terça-feira, dia 26, o dia de Campo, organizado pela Epagri Regional de Videira. Aproximadamente 60 pessoas entre produtores, técnicos e autoridades locais e regionais estiveram prestigiando o encontro que abordou as diferentes variedades de uvas de mesa para consumo in natura, cobertura plástica para cultivo protegido e fertirrigação. Os produtores ainda degustaram o resultado da produção obtida neste ano.

Segundo o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), o objetivo é multiplicar os conhecimentos obtidos no trabalho de pesquisa "Temos uma Epagri reconhecida nacionalmente pela excelência do trabalho prestado, em especial, pelos grandes avanços conquistados no setor de pesquisa. Esse dia de campo culmina uma série de técnicas que foram aplicadas, testadas e aprovadas e que tendem a ser, se aplicadas nas propriedades, revertidas em maior produtividade e renda ao produtor" afirmou Borga.

O dia de campo teve início às 14 horas com uma apresentação das variedades de uva implantadas no Campo Experimental da Epagri, localizado no bairro Campina Bela. Das variedades rústicas e finas os participantes puderam conferir o desempenho das mesmas em área de cultivo protegido e sem o uso da técnica.

Na sequência, os pesquisadores apresentaram o sistema de cobertura plástica para as parreiras, visando o cultivo protegido, e, decorrente disso, a fertirrigação necessária para a produção das variedades. A última tecnologia implantada na produção foi a proteção com tela nos cachos, para evitar o contato de insetos e pássaros. Uma previa do orçamento necessário para a implantação das tecnologias também foi repassada aos produtores.

Segundo o gerente de pesquisa da Epagri Videira, Vinicius Caliari, esse é o segundo dia de campo realizado para disseminar esse conteúdo e os avanços devem continuar "O trabalho iniciou com uma coleção de cultivares para ser avaliado como uva de mesa para a região, posterior a isso, fomos inovando, tecnificando e implementando novas tecnologias.

Hoje, culminamos o resultado do trabalho de quatro anos, com a segunda safra, que embora como todos os contratempos climáticos, apresentou uma quantidade e qualidade satisfatória" finalizou Vinicius.

* JOSIANE ZAGO - Assessoria de Comunicação  - Agência de Desenvolvimento Regional de Videira 

E-mail: [email protected] - Telefone: (49) 3533.5400 - 9171 7885

Comentários