Notícia

Protegendo parreirais para produzir mais

A Epagri desenvolveu o sistema de sustentação de videira em Y adaptável à cobertura plástica ou à tela antigranizo


A Epagri desenvolveu um sistema de sustentação de videira que proporciona alta produtividade, facilita a mecanização de algumas práticas culturais e melhora a qualidade da uva. Conheça mais essa tecnologia na série Top 70.
#aquitemEpagri #Top70 #videira #viticultura


TOP 70 - SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO DA VIDEIRA NA FORMA DE Y ADAPTÁVEL A COBERTURA PLÁSTICA OU TELA ANTIGRANIZO
Desafio: A viticultura é uma importante atividade agrícola explorada em Santa Catarina. Os produtores de uva estão sempre em busca de alternativas para aumentar a competitividade e a renda da atividade. As plantas de videira são bastante sensíveis às doenças, e as regiões produtoras do estado de Santa Catarina apresentam elevados níveis de chuva, fator que propicia o desenvolvimento de patologias. No intuito de fornecer uma alternativa de manejo para superar esse problema, a Epagri desenvolveu o sistema de sustentação de videira em 'Y' adaptável à cobertura plástica ou à tela antigranizo.
Resultados: Desenvolvida desde 1995, a tecnologia é aplicada em 200 hectares de parreirais no Estado, representando uma alternativa ao sistema em latada. O sistema em 'Y' proporciona alta produtividade, semelhante à que se obtém no sistema em latada; facilita a mecanização de algumas práticas culturais; e melhora a qualidade da uva, com menor acidez, maiores teores de açúcar e intensidade de cor devido à maior exposição dos frutos ao sol. Facilita ainda o uso de cobertura plástica ou de tela antigranizo, que protegem as plantas das intempéries (especialmente granizo e geadas tardias). A cobertura plástica, por sua vez, promove alteração do microclima no vinhedo, que acarreta menor ocorrência de algumas doenças, como o míldio. Dessa forma, é possível reduzir o uso de fungicidas em algumas variedades, e até não utilizá-los em outras. Além disso, a cobertura plástica possibilita flexibilidade na data de colheita, viabilizando melhores preços de venda.
Importância: O sistema permite o cultivo de frutos mais sensíveis às doenças para a produção tanto de vinhos como de uvas de mesa. Viabiliza ainda a produção de uvas para vinho no sistema agroecológico, o que significa maior agregação de valor ao produto final.

 

Comentários