Notícia

Secretaria de Agricultura lança livro digital gratuito com dicas e receitas para incentivar o consumo de citros

Em agosto, atingimos a marca de 50 mil downloads e leituras dos livros digitais, o que sinaliza que há interesse da população em se alimentar com qual


Uma das principais culturas da agricultura paulista, os citros são alimentos saborosos, versáteis, com alto valor nutricional, baixo custo e podem ser encontrados em qualquer região do País. Para incentivar o consumo desses produtos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança o "Manual de Citros", publicação digital gratuita com informações técnicas, orientações e receitas.

A publicação elaborada pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria, está disponível gratuitamente para leitura e download nas livrarias e plataformas digitais Amazon, Itunes, Livraria da Cultura, Kobo e Issuu.

Desenvolvida pela equipe de nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Codeagro, a partir de uma demanda da Câmara Setorial de Citros, o manual traz dicas e ilustrações sobre como identificar os tipos de laranjas, tangerinas, limas e limões na hora da compra, como fazer a higienização e o armazenamento do produto, qual o fruto mais indicado para cada preparação e as principais propriedades que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. Além de incentivar o consumo da fruta in natura, o livro traz receitas de doces, salgados e bebidas.

Para a nutricionista do Cesans, Milene Massaro, o consumo dos citros deve ser incentivado em qualquer idade, por ser um alimento de baixo custo e muitos benefícios à saúde. "Os citros são ricos em vitamina C, que ajuda a prevenir ou deter o avanço de doenças cardíacas, câncer, catarata, escorbuto e envelhecimento; fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino; pectina, que auxilia na saúde arterial e mais de 60 flavonoides, que entre outras propriedades têm efeito anti-inflamatório", explicou.

"Em agosto, atingimos a marca de 50 mil downloads e leituras dos livros digitais, o que sinaliza que há interesse da população em se alimentar com qualidade", ressaltou o titular da Codeagro, Michel Reche Beraldo.

Conforme enfatizou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, os livros digitais gratuitos auxiliam a população a aproveitar melhor os alimentos provenientes da agricultura. "O Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo, por isso a importância de trazer essa qualidade à mesa do paulista. Estamos, assim, seguindo as determinações do governador Geraldo Alckmin, que é médico, e sabe da importância de zelar pela saudabilidade dos alimentos", disse.   

* Paloma Minke - Assessoria de Comunicação - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Tel: (11) 5067-0069

 

 

Comentários