Notícias do Pomar

A importância da genética na produtividade da uva de mesa

Sobre a importância do estudo, o diretor do projeto explicou que ele tem implicações econômicas, produtivas e ambientais


A equipe do Laboratório de Biotecnologia INIA La Platina - https://web.inia.cl/blog/tag/inia-la-platina/, liderada pelo Dr. Patricio Hinrichsen, trabalha há duas décadas na busca de genes e marcadores que determinem algumas características importantes na produtividade de uvas de mesa e videiras em geral, obtendo informações valiosas para apoiar o desenvolvimento programas de novas variedades.

Atualmente, este grupo, em colaboração com outros pesquisadores do INIA e de outras três instituições (incluindo o Instituto Federal de Genética da Videira, na Alemanha), está desenvolvendo um projeto apoiado pelo Fondeceyt da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Chile (ANID). que visa identificar fatores genéticos por trás da arquitetura do ráquis e compacidade do cacho em castas de uva de mesa.

Sobre a importância do estudo, o diretor do projeto explicou que ele tem implicações econômicas, produtivas e ambientais.

"Por um lado, os cachos precisam ter uma estrutura particular, para interferir o mínimo possível durante o seu desenvolvimento e maturação e, por outro lado, quanto mais apertados, mais suscetíveis ficam a doenças fúngicas e doenças causadas por fungos requerem muitos tratamentos com agroquímicos. Por isso, quanto melhor for a arquitetura, ou seja, quanto mais solto for o cacho, menor será a probabilidade de uso de agrotóxicos aquela variedade", disse o especialista.

O trabalho da equipe de biotecnologia, com o valioso apoio de praticantes e teses de diversas carreiras e universidades, estudou exaustivamente 120 genótipos (variedades e linhagens), coletando valiosos dados fenotípicos e de caracterização genética.

O Instituto de Pesquisa Agropecuária (INIA) é a principal instituição de pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência agroalimentar do Chile, vinculada ao Ministério da Agricultura. E em seus 58 anos de história, INIA Chile tem um retorno social que rende entre 15% e 25% a mais para cada peso investido em seus projetos. *PortalFruticola 

Veja mais detalhes deste trabalho:  https://www.youtube.com/watch?v=QPWOTr5ZuMA&t=2s

Comentários