Alunas do Senai Farroupilha desenvolvem aplicativo que auxilia viticultores a driblarem entressafra durante o inverno
Ferramenta digital foi apresentada durante a Olimpíada de Inovação do Agronegócio no Rio de Janeiro
As alunas Brenda Carpes, Letícia Andrade e Tainá do Amaral, do curso Confeccionador de Malhas, do Senai de Farroupilha, participaram nos dias 12 a 14 de abril da Olimpíada de Inovação do Agronegócio, (OIAgro) realizada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnqp) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Elas estavam inscritas no 'Desafio 2: Mudanças Climáticas', e projetaram um aplicativo que incentiva o ecoturismo em propriedades rurais de viticultores, da região gaúcha uva e vinho, focando no inverno, época de baixas temperaturas e da entressafra, período de dormência das plantas.
Professora Aldine Leonhardt e as alunas Letícia Andrade, Brenda Carpes e Tainá do Amaral - Foto: Senai
A professora Aldine Leonhardt, que auxiliou as estudantes, salientou que o aplicativo incentiva o turismo alternativo às parreiras, visitando outros espaços da propriedade, e a estimular a venda de produtos artesanais. "Uma solução inteligente que permite novas possibilidades de negócio para os produtores de uva da Serra Gaúcha", concluiu. *Rádio Spaço 100.9FM/Luís Carlos Muller
Ouça áudios da professora e das estudantes, em entrevista na rádio: