Notícias do Pomar

Apple que não enferruja (não oxida) é aprovada no Canadá

As variedades pré-cortadas do Ártico são embaladas e vendidas com a promessa de permanecerem frescas por até 28 dias


A Arctic Gala, uma variedade de maçã que não "enferruja", de propriedade da empresa canadense Okanagan Specialty Fruits (OSF), recebeu aprovação sanitária da Health Canada para chegar às prateleiras dos supermercados locais.

Desta forma, a Arctic Gala junta-se a outras três variedades de maçãs geneticamente modificadas já aprovadas: Arctic Granny, Arctic Golden e Arctic Fuji.

As variedades pré-cortadas do Ártico são embaladas e vendidas com a promessa de permanecerem frescas por até 28 dias, graças a uma técnica biotecnológica chamada interferência de RNA, que 'silencia' o gene que controla a enzima responsável pelo escurecimento enzimático, a polifenol oxidase (PPO). 

A Okanagan Speciality Fruits também recebeu aprovação do Escritório de Biotecnologia Vegetal da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) para lançar o Arctic Gala no país, considerando-o seguro para humanos, gado e meio ambiente, como as maçãs convencionais.

A Health Canada notificou a organização que não tem objeções ao uso alimentar desta variedade, lembrando que não era diferente das demais aprovadas pela agência.

Neal Carter, cofundador e CEO da OSF, disse que o lançamento desta maçã é um "passo importante em nossos esforços para adicionar uma quarta variedade à família de maçãs do Ártico e continuar nossos esforços de sustentabilidade para reduzir o desperdício desnecessário".

As maçãs do Ártico são as primeiras maçãs geneticamente modificadas aprovadas nos Estados Unidos e no Canadá. O Arctic Gala foi aprovado em 2021 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e está atualmente sob revisão pela Food and Drug Administration (FDA). *PortalFruticola - 19/04/2024

Comentários