Carambola e seu efeito antioxidante e antiferrugem
Pessoas com doença renal devem evitar ingerir carambola. Ela passui caramboxina, uma neurotoxina com estrutura química semelhante à fenilalanina
Introdução - Carambola, caramboleira ou camerunga (Averrhoa carambola L), pertence a família 'Oxa-lidaceae' e é também conhecida como 'fruta estrela'. É um fruto da Averrhoa, uma espécie de árvore nativa do Sudoeste Asiático Tropical, sendo bastante consumido na Ásia e Américas Central e do Sul. Suas folhas também são utilizadas devido suas propriedades medicinais. A fruta, descrita como carnuda, crocante, levemente azeda, ácida e doce no paladar, é comestível, geralmente crua, e pode ser cozida ou transformada em condimentos, conservas, enfeites e sucos. Apresenta cristas distintas descendo pelos lados. Quando cortada, em seção transversal, assemelha-se a uma estrela de cinco pontas.
Quimicamente, apresenta em sua composição flavonóides, alcalóides, saponinas, taninos, vitaminas A e C, cálcio e potássio, compostos estes relacionados à atividade antioxidante e antimicrobiana. É rica em oxalato, o qual não tem utilidade para o organismo e é excretado através da urina. No entanto, nos rins, quanto maior for a quantidade de oxalato, maior será o risco de formação de 'oxalato de cálcio', conhecido como 'cálculo renal' ou 'pedras nos rins'. Pessoas com doença renal devem evitar ingerir carambola. Possui, também, a 'caramboxina', uma neurotoxina com estrutura química semelhante à fenilalanina. É um aminoácido proteico que não pode ser utilizado pelo organismo na síntese de proteínas, pois pode provocar alterações neurológicas em pacientes com doença renal crônica (DRC), envolvendo alterações como soluços e confusão mental, até quadros graves como convulsões e morte. Pessoas com rins saudáveis geralmente não sofrem com os efeitos desta toxina, pois é, também, filtrada e eliminada pelos rins. É encontrada em maior quantidade em frutos verdes e em menores quantidades em frutos maduros.
Sendo uma fruta de origem tropical, pode ser facilmente cultivada em casa como, também, encontrada em feiras e mercados.
Carambola como antioxidante - A carambola possui propriedades antioxidantes devido à presença de vitamina 'C' e outros compostos como fenólicos e carotenoides, sendo rica em vitaminas e minerais. A fruta é uma excelente aliada na prevenção de doenças importantes, pois os antioxidantes ajudam a proteger as células contra danos causados pelos radicais livres, auxiliando na prevenção de doenças crônicas, no combate ao envelhecimento precoce, na prevenção de diabetes, controlando o açúcar no sangue, como também, no controle da pressão arterial e do colesterol. O consumo da carambola fornece propriedades anti-inflamatórias ideais para controlar e prevenir infecções.
Carambola como antiferrugem - O suco da carambola auxilia na remoção de ferrugem devido ao seu alto teor de ácido oxálico. É um ácido fraco, mas eficaz. Quando aplicado em superfícies enferrujadas, reage com a ferrugem,
ajudando a dissolvê-la e soltando-a da superfície metálica, facilitando a limpeza de ferramentas e quaisquer objetos enferrujados.
Utilizando a carambola para remover ferrugem - Corte-a em pedaços e esmague-a quando madura para extrair o suco, aplicando-o diretamente sobre a área enferrujada. Deixe agir por algumas horas. Certifique-se que a área está toda coberta. O tempo pode variar dependendo da intensidade da ferrugem. Esfregue a área com uma esponja ou escova e, em seguida, enxágue-a com água. Seque bem para evitar novas manchas de ferrugem.
Cuidado com materiais sensíveis: Embora o ácido oxálico seja suave, é importante ter cuidado ao usá-lo em materiais delicados, pois pode causar danos em certas superfícies.
*Carlos Antônio de Mello Medeiros1 - 1Graduação em Biologia pela UNIRV e Mestrando em Zootecnia pelo IF Goiano/Campus Rio Verde - [email protected].
Referências Bibliográficas: Abeysekera, RA, Wijetunge, S et al. - Toxicidade da carambola: uma causa de lesão renal a-guda e doença renal crônica: relato de dois casos - BMC Research Notes, 2015 - Silva, KB , Pinheiro, CTS , et al. - Caracterização fitoquímica, potencial antioxidante e ati-vidade antimicrobiana de Averrhoa carambola L. (Oxalidaceae) frente a patógenos multir-resistentes - Revista Brasileira de Biologia, 2020. - Stumpf, MAM, et al. - Lesão renal aguda com características neurológicas: cuidado com a carambola e sua caramboxina - Indian Journal of Nephrology., 2020.
Acervo digital
Artigos Técnicos
Anunciantes
Eventos
Notícias do Pomar
Tecnologia
Vídeos