Notícias do Pomar

Como cultivar tomate-cereja no conforto de casa

O tomate-cereja, ou tomatinho, é extremamente versátil. Aprenda como ter a fruta sempre disponível plantando em casa


Tomates grapes no RS

Se você gosta da culinária italiana ou de uma boa saladinha, é muito provável que aprecie o tomate, extremamente versátil e saboroso. Inclusive, existe uma opção com tamanho reduzido, mas igualmente nutritivo e saboroso, podendo ser cultivado em casa com muita facilidade: o tomate-cereja, o famoso tomatinho.

Essa é uma ótima opção de plantas para se ter dentro de casa ou até mesmo em apartamentos, já que é possível cultivá-lo em basicamente qualquer cantinho, deixando o ambiente mais cheio de vida e te proporcionando um fruto delicioso. 

Como plantar tomate-cereja - Inicialmente, você vai precisar de sementes ou mudas de tomate cereja. Se não sabe como fazer mudas, não precisa se preocupar, nós já ensinamos esse procedimento aqui - https://capitalist.com.br/quer-fazer-mudas-de-plantas-mas-nao-sabe-como-este-e-o-guia-completo/

Se optar por sementes, coloque de duas a três em uma profundidade de cerca de 1,5 cm e cobrindo com terra. Mantenha sempre o solo úmido e em 10 dias elas devem brotar.

O vaso utilizado deve ser com furinhos ou com sistema próprio de drenagem. Além disso, a planta precisa de terra vegetal rica em matéria orgânica e minerais. Quando seu pé de tomate apresentar três pares de folhas, pode seguir para a próxima etapa.

                                                                                                   Foto: Emater/RS - Marcelo Brandoli

Escolha as melhores mudas e transplante para o local definitivo. Caso já estejam no local desejado, verifique se não existem duas mudas que brotaram no mesmo local, e, se for o caso, remova uma delas. Use arames ou estacas para a planta se enrolar e se desenvolver da melhor maneira.

O tomatinho gosta mais de sol e calor, então uma boa estação para dar início ao plantio é a primavera. Já em países com climas mais tropicais, com invernos menos frios, é possível cultivar a planta durante o ano todo, sem preocupações.

Em relação à incidência de luz, o tomate-cereja gosta de bastante sol, por isso recomenda-se que ela receba, no mínimo, 8 horas de luz solar diariamente para o desenvolvimento pleno, sendo possível também optar pelo uso de iluminação artificial.

                                                                                                         Foto: Emater/RS - Marcelo Brandoli

Na hora de regar, evite molhar a planta, aguando apenas o solo. Aqui, não existe segredo, basta evitar que a terra fique seca ou encharcada, mantendo-a sempre úmida. 

Colheita - A colheita do fruto poderá ser realizada cerca de 90 dias após o plantio. Para a colheita desses pequenos tomates, utilize alicates de jardinagem. Quando os frutos estiverem bem vermelhos e se soltando facilmente do ramo, é hora de colher, sendo preferível fazê-lo sem ferramentas, utilizando apenas as mãos para recolher as frutas. *Bruna Machado/Capitalist

Tomates cereja e grape: entenda as diferenças e saiba como identificar cada um - Muitas pessoas acabam associando o tomate grape ao tipo cereja por ambos serem pequenos. Mas existem diferenças entre essas espécies, tanto em sabor como em características físicas. "O tomate cereja é mais macio em termos de textura. Já os grapes são mais saborosos, devido ao equilíbrio que possuem entre acidez e açúcares (brix)", explica Romulo Kobori, cientista e diretor de pesquisa da Sakata ao G1. O Brix mede o teor de sólidos solúveis, isto é, o grau de doçura de uma fruta.

"Ele já foi desenvolvido com teor de açúcares mais elevado. O normal no tomate é ter cerca de 3 a 6 graus brix", explica ao g1 Sergio Mitsuo Ishicava, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "No grape, você encontra aproximadamente 8 graus brix. Uma fruta doce, mesmo, registra 12", completa Ishicava.

Não à toa, comercialmente ele é chamado de "sweet grape" ("uva doce", em tradução livre). Por ter essas particularidades, o grape geralmente é consumido como snack (petisco) e também é o preferido das crianças, explicam os especialistas. *G1

Comentários