Notícias do Pomar

Como fazer diferentes enxertos em videiras de forma eficiente, passo a passo

Existe uma técnica de enxertia rápida onde o calo do enxerto é colocado em solo úmido por 30 dias


Enxertia em vinhas: A enxertia ou união de botões é uma técnica de propagação assexuada. Este é um processo onde o caule de uma certa variedade é colocado no sistema radicular (padrão) de outra variedade. Quando uma planta é enxertada, o caule deve conter muitos botões, mas a união normalmente usa apenas um único botão. O único requisito para a aderência do enxerto é que o contato seja feito no câmbio. O câmbio é uma única camada de células localizada logo abaixo do córtex. Essas áreas levam à formação da junção do enxerto, entre o caule e o mestre. Mas sempre considere que esta área pode secar facilmente, então tome as medidas adequadas para prevenir esta situação. Aumentar o contato "cambial" (entre o caule e o mestre) aumenta as chances de sucesso desta técnica.

O sucesso do enxerto - A enxertia é um processo lento que requer paciência e prática. As videiras que se instalam na vinha são candidatas à enxertia quando não são economicamente rentáveis ??ou quando não são adequadas para um determinado local. A videira a enxertar deve ser sã e vigorosa, isenta de doenças ou insetos e relativamente jovem. A coleta das hastes de madeira é a mesma usada para coletar as estacas. Os caules devem ser coletados quando a planta está dormente para a maioria dos enxertos. No entanto, o tecido em crescimento ativo pode ser usado em alguns casos. Existem vários tipos de enxertos que podem ser usados, incluindo:

  • 1. Enxerto de fenda
  • 2. Enxerto de casca
  • 3. Chicote ou enxerto de chicote
  • 4. Enxerto de gema
  • 5. Enxertos verdes de bancos

A técnica do enxerto em fenda/Enxerto de fenda - É um método simples que requer muito pouca habilidade. Este tipo de enxerto é para videiras de grandes diâmetros. O herdeiro deve estar em seu período de latência. As cinco etapas para a realização desse tipo de enxerto são:

  1. Corte o topo da videira aproximadamente 30 minutos antes da enxertia.
  2. Divida o padrão com uma faca ou cinzel.
  3. Mantenha a divisão aberta e prepare as hastes cortando uma das extremidades em forma de "v".
  4. Insira uma haste de cada lado engatando no câmbio. 5. Prenda a área da haste dividida com fita adesiva, use o composto de enxerto para selar as partes divididas para manter o excesso de umidade fora e reter a umidade dentro da gravata. Coloque uma fita de enxerto segurando a haste que foi dividida

Enxerto de casca - É também um método relativamente fácil e requer pouca habilidade para ser executado com sucesso. A casca deve ser escorregadia para que o enxerto funcione, então o melhor momento para fazê-lo varia de um padrão para outro.

O caule a ser enxertado deve estar em um período de dormência. O processo de enxerto de casca é o seguinte:

  1. Selecione a planta de videira e corte a parte superior dela.
  2. Prepare o caule a ser enxertado fazendo um corte na extremidade basal.
  3. Faça cortes correspondentes no estoque a ser enxertado.
    4. Insira a haste no molde e prenda com fita adesiva ou faixa. 5. Cubra a área e sele o corte com cera de enxerto.

Chicote de chicote ou enxerto (chicote de enxerto) - É um tipo de enxerto comum para a propagação de diferentes plantas. Para fazer este enxerto, use porta-enxertos de cepas de 1 a 2 anos de até ¾ polegadas de diâmetro. O tamanho do caule a ser enxertado deve corresponder ao tamanho do padrão onde será colocado. Este tipo de enxertia pode ser feito em campo ou em casa de vegetação. O processo deste tipo de enxerto é o seguinte: Corte a haste a ser inserida em um ângulo de aproximadamente 1 a 2 polegadas de comprimento. 2. Corte o padrão em um ângulo do mesmo comprimento. 3. Combine os câmbios. 4. Corte qualquer excesso de haste e padrão. 5. Enrole e sele o enxerto.

Enxertia de gemas/Brotando - Este tipo de enxerto é um pouco diferente, neste tipo de enxerto apenas uma gema é usada. Esse tipo de enxerto tem várias variações, mas o enxerto de botão T (também chamado de botão de escudo) é comumente usado em espécies de árvores frutíferas. Os botões para o enxerto de botão T devem ser maduros e inativos, eles devem ser retirados de plantas saudáveis ??e vigorosas.

  1. Retire a lâmina da folha, deixando apenas o pecíolo intacto, que funcionará como cabo. 2. Corte o botão do botão. Você só precisa de um pequeno pedaço de madeira. 3. No padrão, faça um corte vertical para separar a casca do câmbio e, em seguida, faça um corte perpendicular no topo do corte vertical formando um "T".
    Retire com cuidado o dorso da casca, expondo a porção da gema. 5. Deslize a gema no bolso aberto e corte o topo se necessário. 6. Enrole a fita de enxerto firmemente ao redor do enxerto, mas deixe o botão exposto. 7. Uma vez que o processo de cicatrização tenha começado e o crescimento possa ser observado, você pode remover o padrão que foi deixado acima da área do enxerto.

Outras informações sobre enxertos - Existe uma técnica de enxertia rápida onde o calo do enxerto é colocado em solo úmido por 30 dias, depois é deixado crescer em casa de vegetação por 30 dias, acondicionado em "casa de malha" por 30 dias e depois plantado no vinhedo. até o final da primavera (maio, nas áreas mais ao norte). As vinhas produzidas por este sistema são chamadas de enxertos verdes que crescem em bancadas . No entanto, as temperaturas do verão, a luz solar e a baixa umidade podem dificultar o estabelecimento desses tipos de enxertos.

*Enxertando fotos em vinhas -  www.msstate.edu/Fotos: largarita.blogspot.com - www.portalfruticola.com

Comentários