Notícias do Pomar

Especialista americana debate, na Embrapa, a doença do tronco da videira

Lucie Morton é viticultora no estado da Virginia (EUA) e também autora de livros sobre viticultura, ampelógrafa, palestrante e consultora internacionalmente reconhecida


Videira com sintoma de doença de tronco

A renomada pesquisadora e ampelógrafa americana, Lucie Morton, co-fundadora do grupo internacional "Grapevine Trunk Disease" (Doenças de Tronco da Videira), apresentou palestra no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, na última quinta-feira, dia 25, às 15h. O evento foi gratuito e aberto aos interessados, que realizaram sua inscrição pelo e-mail: [email protected]. Destacamos que a palestra foi ministrada em inglês.

Em sua palestra, intitulada "Doenças de Tronco: Um Desafio Mundial para uma Viticultura Sustentável", Lucie Morton compartilhou informações valiosas baseadas em mais de 50 anos de experiência no mundo da viticultura global.

Desde sua formação nos anos 70 em Montpellier (França), onde foi aluna do renomado professor Pierre Galet, até sua atuação como viticultora independente no estado da Virgínia (Estados Unidos), Morton desempenhou papel crucial como consultora em diversas vinícolas americanas, especialmente no Napa Valley, além de vários outros países.

Além de sua atuação como consultora, Lucie Morton é uma entusiasta das uvas americanas e híbridas. Sua visita ao Brasil tem um propósito especial: a produção de um filme sobre o resgate de cultivares americanas extintas nos Estados Unidos e que encontraram refúgio na Serra Gaúcha, como a Cynthiana (também conhecida como Zeperina e Norton) e a Cunningham (também conhecida como Champagneta, Champagnon, Herbemont ou Pica Curta).

O filme, intitulado "Odyssey of Forbidden Wines - Exile and rebirth of historic American grapes" ("Odisseia dos Vinhos Proibidos - Exílio e renascimento de uvas históricas americanas"), está sendo produzido em colaboração com o cineasta francês Stéphan Balay e o vitivinicultor norte-americano Nathan Held, da Stone Hill Winery (https://stonehillwinery.com/) do estado do Missouri). Também vale conferir o documentário Vitis Prohibita (www.vitisprohibita.com), realizado por Stéphan, sobre a proibição do cultivo das uvas híbridas na França, que foi a fonte de inspiração para a realização do atual.

Serviço:

Pesquisa em Debate:
Tema: Trunk diseases: a world challenge for viticulture sustainability (Doenças do tronco: um desafio mundial para a sustentabilidade da viticultura)
Palestrantes: Lucie Morton é viticultora no estado da Virginia (EUA) e também autora de livros sobre viticultura, ampelógrafa, palestrante e consultora internacionalmente reconhecida
Data: 25/01/2024 - Quinta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho 
Obs.: Palestra em inglês

*Viviane Zanella/Embrapa Uva e Vinho - Telefone: (54) 3455-8084 - 



Comentários