Notícias do Pomar

Indicações técnicas para manejo da maturação e colheita de maçãs Gala, ciclo 2022/2023

Os pomares com indução de brotação realizada antes do dia 20/08/2022, em geral, apresentaram maior sincronização de florescimento entre as cultivares Gala e Fuji, que somado ao uso de fitorreguladores


A produção de maçãs de qualidade é dependente de um conjunto de práticas culturais que devem ser bem executadas ao longo de todo o ciclo produtivo. Dentre as etapas do ciclo anual de produção de maçãs, a colheita de frutos constitui uma operação extremamente importante e que demanda planejamento para sua adequada execução.

O planejamento das estratégias para uso na pré-colheita é dependente das condições do pomar (carga frutal, localização, uniformidade fenológica e evolução de maturação), assim como das oportunidades de mercado para o ciclo em questão (Figura 1). Importante destacar que a produção brasileira de maçãs apresenta grande proporção da cultivar Gala e seus clones, que tem como caracteristicas a acelerada maturação e uma restrita janela de colheita. Em virtude da maior parte do volume produzido de maçãs ser direcionado para médios e longos períodos de frigoconservação, é fundamental que a colheita seja executada no momento adequado. Desta forma, a colheita deve atender parâmetros técnicos de maturação/colheita, visando a manutenção da qualidade de frutos e possibilitar adequada capacidade de conservação, reduzindo as perdas ao final do armazenamento refrigerado.

Nesse sentido, a colheita de maçãs 'Gala' demanda a utilização de estratégias que permitam à realização da colheita no estádio adequado de maturação dos frutos, por meio do escalonamento da colheita, o qual possibita a racionalização do uso da mão-de-obra.

 

Considerações quanto ao ciclo 2022/2023 e impactos no planejamento do manejo de maturação e colheita - A indução de brotação em diferentes épocas é uma das estratégias passíveis de uso no manejo de pomares de macieiras 'Gala', a fim de proporcionar certo nível de escalonamento de colheita. Para o presente ciclo produtivo (2022/2023), a utilização de indutores de brotação em diferentes épocas (06/08/2022 à 16/09/2022; e 19/08/2022 a 26/08/2022) não repercutiram em variações tão expressivas na fenologia dessa cultivar, quando comparadas aos ciclos anteriores, limitando o potencial de escalonamento da colheita. A ocorrência de baixas temperaturas nos meses de setembro e outubro de 2022, com redução de mais de 30% em graus-dia (temperatura base de 10ºC), foram determinantes para menor evolução fenológica e diferenciação entre áreas com distintas épocas de indução de brotação, o que repercutirá em um atraso no ciclo entre 12 a 15 dias em relação ao ciclo passado.

Os pomares com indução de brotação realizada antes do dia 20/08/2022, em geral, apresentaram maior sincronização de florescimento entre as cultivares Gala e Fuji, que somado ao uso de fitorreguladores para aumento da frutificação, resultaram em áreas com maior carga frutal inicial no ciclo produtivo 2022/2023. As áreas de antecipação de indução de brotação, pela maior carga frutal, apresentaram maior nível de demanda de raleio quimico para ajuste da carga. As condições de menores temperaturas na primavera, associadas a períodos de precipitação pluviométrica reduzida e uso de fitorreguladores para manejo do dossel, permitiram, na maior parte dos pomares de macieiras 'Gala', a obtenção de elevados níveis de frutificação, com significativo controle do crescimento vegetativo.

Salienta-se que o somatório das condições climáticas de outono/inverno e do início de primavera contribuiram para a obtenção de menores níveis de brotação de gemas axilares e aumento do período de florescimento, determinando maior variabilidade fenológica dentro da mesma planta, com ampla variabilidade do calibre de frutos. A execução dos programas de raleio químico foram imprescindiveis para o ajuste da carga frutal e, também, tiveram significativa contribuição na redução da proporção de frutos de menor calibre, atenuando a variabilidade inicial do calibre de frutos dentro de uma mesma planta. Contudo, a carga frutal de macieiras 'Gala' (número frutos por planta) é, em geral, de média a alta, com certa variabilidade de calibres em função do padrão de brotação e florescimento obtido no manejo do pomar.

O ciclo 2022/2023 está sendo marcado por menor precipitação pluviométrica entre os meses de setembro a dezembro de 2022, com volumes 54 % inferiores a média histórica regional. A redução do volume de precipitação contribuiu para o menor crescimento vegetativo, restringindo o crescimento dos frutos no período. A partir da metade de novembro e dezembro a ocorrência de chuvas mais frequentes e em maior volume, embora ainda abaixo dp valor histórico, possibilitaram a retomada do crescimento dos frutos. Apesar do ciclo atual apresentar atraso fenológico em relação ao ciclo passado, em grande parte dos pomares, o calibre médio de maçãs, na presente data (03/01/2023), é superior ao observado nessa mesma data na safra 2021/2022. A estiagem do ciclo 2021/2022 teve sua maior intensidade a partir da segunda metade do mês de novembro até o primeiro decêndio de janeiro, tendo impacto significativo na redução da evolução de calibre dos frutos. Com a continuidade de chuvas no decorrer do mês de janeiro, espera-se a obtenção de frutos de maior calibre.

Considerando que a indução de brotação em diferentes épocas proporcionará limitado nível de escalonamento da maturação nas principais regiões produtoras, aliada a expectativa de maior volume de maçãs 'Gala' produzidas nesse ciclo, a utilização de diferentes estratégias para o manejo de maturação será altamente demandada.

Antecipação da maturação - A utilização de estratégias para antecipação da maturação de frutos (uso de ácido bórico e fitorreguladores com ação na biosíntese de etileno) deve ser adequadamente avaliada nesse ciclo produtivo, podendo serem utilizadas em pomares que apresentam maior calibre médio de frutos e maior uniformidade da frutificação. Normalmente os pomares de indução de brotação antecipada são os pomares mais indicados para uso de estratégias de antecipação de maturação. Contudo, a carga frutal elevada dos pomares com indução de brotação realizada entre 06/08 a 20/08/22 poderá ser um fator que restringirá a efetividade de programas de antecipação de maturação com ácido bórico e/ou etefom. Dessa forma, maior atenção deve ser dada na seleção de áreas para este manejo, priorizando áreas com maior evolução do calibre e maturação e que apresentem menor carga frutal. Vale salientar que a utilização de fitorreguladores com ação na síntese de etileno determina a paralisação do crescimento dos frutos, comprometendo o calibre final e a expectativa de rendimento, quando utilizado precocemente.

Retardo de maturação e escalonamento de maturação de maçãs 'Gala' - A utilização do fitorregulador aminoetovinilglicina, com ação na biossíntese do etileno, comercializado como Retain®, é bastante difundida na produção de maçãs no Sul do Brasil, sendo a principal ferramenta para escalonamento da colheita. Recentemente, a inserção do fitorregulador 1-metilciclopropeno (HarvistaTM 1,3 SC), que atua no bloqueio da ação do etileno, surge como ferramenta complementar no manejo de maturação.

Considerando a limitada potencialidade e volume de áreas para antecipação de maturação, associado ao grande volume de maçãs 'Gala' que demanda ser colhido em curto espaço de tempo, é fundamental que os produtores efetuem o uso de fitorreguladores para manejo da maturação em diferentes concentrações e intervalos de aplicação, a fim de gerar gradientes diferenciados de maturação nos pomares. O uso de estratégias no manejo maturação e colheita de macieira deve levar em consideração o ciclo da cultivar, data de plena floração, além de conhecer o ciclo médio entre a floração e a colheita, para, assim, estimar a data de colheita. Baseando-se nas observações no ciclo 2022/23, são apresentadas as datas de início de colheita estimadas para pomares localizados em regiões abaixo e acima de 1200 metros de altitude (Tabela 1).

As datas de aplicação de fitorreguladores para manejo de maturação estão relacionadas às datas estimadas de colheita, que podem variar de acordo com a data de aplicação dos indutores de brotação e das condições de microclima de cada região e, até mesmo, do pomar. Considerando as informações disponíveis até o final do mês de dezembro, é esperado retardo da colheita em relação a média histórica, tendo como principal justicativa o atraso do pleno florescimento, advindo da menor soma térmica nos meses de setembro e outubro de 2022. Outro ponto a destacar é a maior carga frutal de macieiras 'Gala', que tendem a apresentar retardo de maturação, quando comparado a pomares com menor expectativa de produtividade. Condições de precipitação pluviométrica, insolação e temperaturas diurnas e noturnas nos meses de janeiro e fevereiro de 2023 são fatores que poderão alterar o início da colheita.

A partir da data de colheita estimada, o produtor poderá determinar a data de aplicação de Retain®, que, em geral, varia entre 7 a 28 dias antes do ponto de colheita estimado, dependendo do retardo de maturação almejado. Vale salientar que o uso desse fitorregulador permite retardar a maturação de maçãs 'Gala' e reduzir a queda de frutos em pré-colheita, de modo a escalonar a colheita sem perder as características adequadas para a conservação dos frutos. Contudo, a eficácia do Retain® é dependente da época e concentrações de aplicação, além de fatores relacionados às condições climáticas da região de cultivo e das características intrínsecas ao pomar. No intuito de facilitar a tomada de decisão quanto ao uso de fitorreguladores para retardo da maturação, estão dispostas na Tabela 2 diferentes modalidades de uso de Retain®, com a especificação de concentrações, épocas de aplicação e combinações com HarvistaTM 1,3 SC, além de efeitos esperados quanto ao retardo de maturação e colheita.

O uso de estratégias para retardo da maturação deve ser preconizado em pomares com alta expectativa de produtividade, devendo-se considerar os parâmetros de maturação (índice de iodo-amido e firmeza de polpa) para proceder à colheita no ponto adequado. Na seleção dos pomares para implementar maior atraso na maturação dos frutos, prioritariamente deve ser escolhidos pomares sob tela antigranizo para minimizar as possibilidades de perda por granizo.

A utilização de maiores concentrações de Retain®, em torno de 3 a 4 semanas antes do ponto de colheita estimado, pode implicar em retardo da evolução da coloração dos frutos, sobretudo em pomares com dossel denso e com pouca entrada de luz, e em clones de 'Gala' menos coloridos (Royal Gala e Imperial Gala).  Assim, para os manejos de maturação visando o máximo retardo da colheita é indicado o uso de Retain® em concentrações variando de 600 a 830 g ha-1, em torno de 3 a 4 semanas antes do ponto de colheita estimado (SAPC), priorizando pomares com maior entrada de luz no dossel e em clones de 'Gala' mais coloridos (Figura 2). Considerando as condições climáticas do ciclo produtivo atual, evolução fenológico e prognostico climático para os meses de janeiro e fevereiro de 2022, estima-se que as aplicações de Retain®, referente a 4 SAPC, possam ser iniciadas a partir de 09/01/2022. Essa modalidade de uso de Retain® destina-se, em geral, aos pomares mais atrasados fenologicamente. Assim, algumas situações, a depender da região de cultivo as aplicações de Retain® 830 g ha-1 (4 SAPC) podem ser realizadas até 15/01/2022.

Para a condição de pomares sob tela antigranizo e com clones de menor potencial de coloração e que ainda assim se almeje o máximo retardo de maturação, é indicado o parcelamento de aplicações de Retain® (Retain® 415 g ha-1 4 SAPC + Retain® 415 g ha-1 2 SAPC), pois pode-se obter retardo de maturação entre 14 e 21 dias, com a vantagem de menor comprometimento em termos de coloração vermelha na epiderme dos frutos.

Algumas situações de campo podem exigir períodos maiores de retardo da maturação. Nessas condições, o uso da combinação de inibidor de biossíntese de etileno (Retain® 830 g ha-1 4 SAPC) com bloqueador da ação etileno (aplicação de HarvistaTM 1,3 SC 10 L ha-1 realizada próximo do ponto de colheita estimada), em frutos com índice de degradação de amido inferior a 1,8, pode resultar em atraso de colheita entre 18 a 25 dias. Importante destacar que o tempo de retardo de maturação/colheita é uma medida de referência em dias, considerando padrão climatológico médio de temperaturas para o período. Em anos em que ocorrem situações de estresse climático (temperaturas altas e déficit hídrico), o retardo da maturação tende a ser menor.

Para situações em que se almeja menor retardo de maturação pode se fazer uso de HarvistaTM 1,3 SC 10 L ha-1, 7 a 10 dias antes do ponto de colheita estimado, assim como o uso do fracionamento de concentrações de Retain®. As aplicações desses dois fitorreguladores em épocas mais próximas ao ponto de colheita tem como vantagem o menor impacto no acúmulo de antocianinas nos frutos. O retardo obtido na maturação para essa modalidade de uso de Retain® e HarvistaTM 1,3 SC não ultrapassa 10 dias após o ponto de colheita estimado, contudo apresenta grande potencial de uso, sobretudo em situações que o planejamento de colheita é prejudicado pela ocorrência de chuvas no período.

Outro ponto a destacar, é a possibilidade de uso de aplicações de Retain®após a execução das passadas de colheita. Essa modalidade de uso, em concentrações variando de 200 a 415 g ha-1, possibilitam ampliar o intervalo entre as passadas de colheita, além de uniformizar e melhorar o calibre dos frutos. Para situações de excesso de carga frutal, a retirada de parte dos frutos na primeira passada seguida de aplicações de Retain® é uma estratégia a ser amplamente utilizada pelos produtores, a fim de obter melhoria significativa do calibre e proporcionar maior uniformidade de maturação dos frutos em pomares com variabilidade no calibre inicial dos frutos.

 

Para maior efetividade de Retain®, a utilização de espalhantes siliconados é recomendada na proporção de 0,05% (50 mL/100 L de calda), devendo-se evitar a pulverização com ventos com velocidade acima de 10 km/h, temperaturas superiores a 25ºC e umidade relativa do ar inferior a 50%. Não se dispõe de informações técnicas que viabilizem a indicação de aminoácidos e outros bioestimulantes como potencializadores da eficácia de Retain® no retardo da maturação. A mesma observação é pertinente quanto ao uso do ácido naftaleno acético (ANA) em combinação ao Retain®.

A aplicação de fitorreguladores que atuam na biossíntese (Retain®) ou bloqueiam a ação do etileno (HarvistaTM 1,3 SC) deve ser preconizada nos horários com temperatura mais amena ao longo do dia (madrugada e início da manhã), quando os tecidos da planta apresentam temperatura mais baixa e com menor perda evaporativa, aumentando a eficiência dos tratamentos para o retardo da maturação/colheita.

Pomares com baixa expectativa de produtividade - Pomares adultos com produtividade inferior a 20 toneladas por hectare deverão ter intensificado o uso de práticas culturais para controle do crescimento/desenvolvimento vegetativo, a fim de não acarretar menor coloração dos frutos. Em situações que o uso de reguladores de crescimento não for suficiente para adequado manejo do dossel, a poda verde deve ser utilizada para possibilitar maior entrada de luz no dossel e favorecer maior desenvolvimento de coloração vermelha dos frutos. Pomares com menor expectativa de rendimento e elevado vigor tendem a produzirem frutos maiores, podendo predispor ao aumento da ocorrência de distúrbios fisiológicos como 'bitter pit', depressão lenticelar, 'cork spot' e degenerescência senescente da polpa, além de apresentarem menor potencial de manutenção da firmeza da polpa. Nessas condições, o uso de ácido naftaleno acético (ANA) e outros fitorreguladores que atrasem a colheita de frutos (Retain® e Harvista®) deve ser evitado, assim como a conservação dos frutos por longos períodos de armazenamento.

*Fernando José Hawerroth¹, Gilmar Ribeiro Nachtigall¹ - 1 Pesquisador, Embrapa Uva e Vinho, Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, Vacaria/RS.

E-mail: [email protected]; [email protected]

 

Comentários