Notícias do Pomar

Irrigação intermitente na produção de morango

A irrigação intermitente pode economizar até 67% de água para os produtores de morango e manter a produtividade


À medida que a estação de cultivo do morango começa no estado americano da Flórida, o estabelecimento de plantas jovens de morango no campo requer uma quantidade considerável de água. Uma nova pesquisa da Universidade da Flórida mostra que os produtores podem economizar até 67%, ou até meio milhão de galões por acre por temporada, alternando ciclos intermitentes de irrigação por aspersão entre ligados e desligados, alcançando o mesmo rendimento.

A economia ocorre durante as duas primeiras semanas da temporada - Com a expectativa de que a população da Florida cresça de 21,5 milhões para 26 milhões até 2040, é fundamental utilizar cada gota de água de forma eficiente. A conservação da água também é fundamental para melhorar a sustentabilidade da indústria de morangos da Flórida, que movimenta US$ 434 milhões por ano.

Normalmente, os produtores obtêm seus transplantes de raiz nua de lugares como Canadá e norte da Califórnia, e os plantam na região central da produção de morango da Flórida: condados de Hillsborough, Polk e Manatee.

Depois de serem enviadas para a Flórida, sem terra ao redor das raízes, as plantas precisam de cuidados extras no início, principalmente regas aéreas durante o dia. Isso ocorre porque suas raízes danificadas não conseguem absorver água suficiente para garantir a sobrevivência e o crescimento das plantas. Geralmente, os transplantes de raiz nua requerem 10 a 14 dias de irrigação aérea diurna para se estabelecerem no campo.

Na verdade, o estabelecimento de transplantes de morango normalmente requer entre 355.680 e 456.000 galões de água por acre durante 10 dias, ou mais de 600.000 galões por acre com uso prolongado de sprinklers, de acordo com Shinsuke Agehara, professor associado de ciências hortícolas da UF IFAS e investigador principal do novo estudo (foto).

Um programa de irrigação intermitente - "É uma quantia significativa, especialmente considerando que o período de estabelecimento dura apenas duas semanas e que há mais de 14.000 acres de produção de morango na Flórida", disse Agehara, membro do corpo docente do Centro de Pesquisa e Educação da Costa da Flórida.

"A utilização de um programa de irrigação intermitente pode reduzir o uso de água durante o período de estabelecimento em 50 a 67 por cento", observou ele.

Os resultados surpreenderam os cientistas, pois esperavam que a alternância dos ciclos de irrigação aumentaria o estresse térmico nas plantas de morangueiro, afetando negativamente o estabelecimento e o rendimento. No entanto, eles não observaram qualquer redução no desempenho.

Os cientistas também descobriram que, para algumas variedades de morango, este método pode aumentar o rendimento sem afetar negativamente a qualidade dos frutos. Isto inclui a variedade 'Florida Brilliance', que registou um aumento de 27% no rendimento numa estação ao utilizar irrigação intermitente.

O futuro da irrigação intermitente - "O nosso próximo passo é estabelecer um teste de campo, para que os produtores possam ver por si próprios a poupança de água e o impacto da irrigação intermitente", disse Agehara. "Queremos ir além das publicações acadêmicas. Nosso objetivo é implementar este programa de irrigação intermitente como uma prática comercial padrão para a produção de morango, para que possamos conservar água e resolver problemas práticos."

Nesta próxima temporada, espera-se que os produtores da Flórida mantenham a produção normal de morangos, apesar das enchentes e outros danos causados ??pelos furacões deste ano.

Sobrre a UF/IFAS - A missão do Instituto de Ciências Agrícolas e Alimentares da Universidade da Flórida (UF/IFAS) é desenvolver conhecimento relevante sobre recursos agrícolas, humanos e naturais, e disponibilizar esse conhecimento para sustentar e melhorar a qualidade de vida humana. Com mais de uma dúzia de instalações de pesquisa, 67 escritórios de extensão municipais e alunos e professores premiados da Faculdade de Ciências Agrícolas e da Vida da UF, a UF/IFAS traz soluções baseadas na ciência para a agricultura e os recursos naturais do estado, e para todos os residentes da Flórida - ifas.ufl.edu/@UF_IFAS.

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi elaborado por blogs.ifas.ufl.edu (https://blogs.ifas.ufl.edu/news/2024/12/03/intermittent-irrigation-can-save-strawberry-growers-as-much-as-67-on-water-maintain-yield/), que foi traduzido, revisado e republicado por Agronotips.com. *Matéria do PortalFruticola - 09/12/2024.

 

Comentários