Notícias do Pomar

Lapa no Paraná, realiza Dia de Campo com produtores e estudantes de Agronomia em agosto

Tratamento de inverno, quebra de dormência, controle de geada, adubação, poda, manejo de doenças e pragas de diversas frutíferas, estarão no debate com pesquisadores e técnicos do setor


Fruticultura terá destaque no dia de campo no dia 04 de agosto sobre manejo de inverno de pomares promovido pelo IDR do Paraná, na Estação de Fruticultura da LAPA, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado pelo Prof. Titular Dr. Ricardo Antonio Ayub, do Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Fruticultura.

O professor explica que se trata uma de uma atividade de extensão promovida com os estudantes do 4 ano de Agronomia da UEPG. Ayub diz também que serão abordados o manejo de diferentes frutas.

"E que o dia de campo vêm em boa hora, pois a área plantada de pomares no Paraná vem caindo de pouco mais de 72 mil ha em 2012 para 52.814 ha em 2021, com um total de 1.257.035 toneladas de frutas produzidas, com um valor bruto da produção de R$ 2.084.645.471. Sendo que deste montante 62% são cítricos, 12% é banana e 6% melancia e 4% uva e o restante das demais. Só de uva o PR perdeu 50% da área plantada", frisa o professor. Desta forma, o dr. Ayub enfatiza a necessidade da informação chegar ao campo e se difundir entre os produtores. Desta forma os acadêmicos do 4º ano de Agronomia, da disciplina de Fruticultura terão uma experiência de já estar trabalhando com seus clientes e algumas empresas que estarão participando do Dia de Campo.

Tendo uma oportunidade impar para aprimorar seus conhecimentos. Neste dia de campo será enfatizado o tratamento de inverno, a quebra de dormência, controle de geada, adubação, poda, manejo de doenças e pragas de diversas frutíferas, mas o produtor também poderá conversar sobre custos de implantação e de produção do pomar e outras dúvidas que tiver.

Os interessados poderão se dirigir a Estação de Fruticultura da Lapa e a entrada é franca. Também estarão presentes as empresas TIMAC Agro, Bremer tesouras elétricas, e outras empresas que não confirmaram ainda. Outras informações podem ser obtidas pelo email: [email protected]

 

Comments