Notícias do Pomar

Manual de irrigação para abacates e frutas cítricas

Fato de aplicar um programa de irrigação, baseado em registros de evapotranspiração, não garante o sucesso produtivo da cultura


O fato de aplicar um programa de irrigação, baseado em registros de evapotranspiração, não garante o sucesso produtivo da cultura, pois há uma série de fatores que podem estar subestimando ou superestimando as necessidades da planta (erros nas bandejas ou nos coeficientes que são utilizados ou nas estimativas de retenção de água no solo, seja por problemas físicos do solo, compactação, etc.), seja por problemas associados à manutenção inadequada dos equipamentos de irrigação, que afetam a intensidade da precipitação

Uso de brocas e poços - Dentre os métodos de controle da umidade do solo, o mais simples é o controle sensorial do perfil, por meio de covas ou trado. Consiste em colher amostras de solo em diferentes profundidades e observar o teor de umidade aparente. Este método é muito fácil de aplicar, mas requer alguma experiência.

Recomenda-se sempre a utilização de covas de teste, pois permite uma visualização mais completa da umidade do solo, além de permitir observar o estado geral do solo e o desenvolvimento das raízes para verificar a qualidade da irrigação que está sendo utilizada. As covas devem ser largas e profundas, para que toda a zona radicular possa ser apreciada.

Calicatas em solos para determinar a irrigação em abacate e frutas cítricas - Os poços cavados no dia seguinte à irrigação podem indicar a profundidade e distribuição da água no perfil e se atingiu a profundidade desejada, o que permite corrigir os tempos de irrigação. Calicatas escavadas próximo à frequência estabelecida permitirão conhecer o grau de esgotamento do solo e ajustar a frequência de irrigação.

Como complemento dos poços, pode-se utilizar o trado, que permite colher amostras de solo em diferentes pontos do setor de irrigação, em diferentes profundidades, e a qualquer momento, sem muito trabalho. Os gerentes de irrigação devem ter uma furadeira para verificar rotineiramente a umidade do solo.

Existem diferentes tipos de orifícios que se adaptam melhor a diferentes texturas de solo. Por exemplo, buracos "jar" (fechados) são mais adequados para solos com texturas arenosas, enquanto buracos abertos ou "holandeses" são mais apropriados para solos com teores de argila mais altos. 

Tensiômetros para determinar a irrigação de abacate e frutas cítricas - Outra forma de estimar o nível de umidade é utilizando um instrumento que permite acompanhar permanentemente o comportamento da umidade do solo. O instrumento mais utilizado pelos produtores é o tensiômetro, que mede a energia com a qual a umidade é retida no solo.

O tensiômetro consiste em um tubo selado cheio de água, equipado com um medidor de vácuo e uma tampa de extremidade porosa. Este dispositivo registra no manômetro de vácuo, a tensão na qual a água está no solo ao seu redor.

Quando o solo perde umidade, o líquido do aparelho tende a fluir para fora dele através da extremidade de porcelana porosa, baixando o nível de água em seu interior e produzindo um vácuo relativo na parte superior do tensiômetro, que é registrado. Pela pressão medidor. O oposto acontece quando a umidade do solo aumenta.

Para instalar um monitor de pressão arterial, as seguintes considerações devem ser tomadas:

  • Deixe a cápsula porosa saturando por 24 horas em um balde com água.
  • Determine o padrão de distribuição do sistema radicular para estabelecer o local mais adequado para o tensiômetro, ou seja, onde se encontra a maior concentração de raízes.
  • Uma vez selecionada a localização do tensiômetro, deve-se fazer um orifício com tubo de diâmetro equivalente ao da cápsula do tensiômetro (aproximadamente 22 mm). O tubo deve perfurar exatamente na profundidade desejada para que não haja espaço onde a água ou o ar possam se acumular e distorcer as leituras. Se possível, o solo deve estar úmido antes da perfuração, para facilitar o trabalho.
  • Insira o tensiômetro na profundidade perfurada.
  • Acumule solo e compacte-o para evitar a formação de uma poça ao redor do instrumento e distorcer as leituras.
  • Uma vez instalados os instrumentos, eles devem ser enchidos com água e todo o ar acumulado é retirado com uma bomba de vácuo. A bomba deve sugar até que o manômetro leia 85 ou 90 centibares. O tubo principal deve ser batido até que as bolhas de ar sejam liberadas e, em seguida, a bomba de
    vácuo seja removida . Por vezes, é aconselhável aplicar uma solução biocida no interior do aparelho para evitar a acumulação de algas.
  • Por fim, a tampa é aparafusada até girar ¼ de volta, uma vez que o selo de borracha tenha tocado em sua sede.

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agrotecnia foi preparado por Pilar Gil, Gabriel Sellés e Raúl Ferreyra para www.inia.cl , que foi revisado e republicado por Portalfruticola.com - Para continuar lendo a irrigação em abacate e frutas cítricas baixe o Manual de Irrigação aqui - *Biblioteca.inia.cl

Comentários