Notícias do Pomar

Mirror Light: Nova tecnologia disponível no Brasil para melhorar a qualidade de maçã produzida

A empresa Textil Kopruch está trazendo para o Brasil esta nova tecnologia que vem somar com as telas anti-granizo, melhorando a qualidade das frutas


À medida que as plantas envelhecem e sua produtividade diminui, a capacidade de pigmentar seus frutos também diminui. O Mirror Light® é uma folha de material aluminizado, de uso único, que vem a somar com as tecnologias de malhas anti-granizo, complementado a melhoria da eficiência da conversão da cor da maçã, tanto fora de tela quanto embaixo da tela anti-granizo. A Película aluminizada Mirror Light® (PE metalizado) é utilizado sob as plantas, na linha de plantio.

No mercado existem materiais destinados a redirecionar a radiação solar para a zona inferior e interior da planta, entre eles, o mais eficiente é a película aluminizada, que gera um ângulo de reflexão "espelhado" (Figura 01) e, por isso, é recomendada em faixa contínua em ambos os lados do eixo da planta (Figura 02). Além disso, esta forma de instalação permite o trânsito de máquinas.

Figura 01: Ângulo de reflexão da Luz com o uso de película refletiva tipo Mirror Light®

Figura 02: Instalação da película Mirror Light (marca registrada Textil Kopruch) em macieiras

Podemos citar que no Chile e na Argentina, o uso das películas refletivas é uma das técnicas mais difundidas nos últimos anos, deixando o Brasil em desvantagem competitiva em relação à melhoria da qualidade da fruta. Mas isto está mudando. 

A empresa Textil Kopruch está trazendo para o Brasil esta nova tecnologia que vem somar com as telas anti-granizo, melhorando a qualidade das frutas.

Porém, devemos estar atentos que, no campo, estes materiais perdem rapidamente suas propriedades reflexivas, principalmente devido ao acúmulo de poeira e sujeiras em geral. Outro fato importante que deve ser observado é que a síntese de antocianinas nas maçãs ocorre em pouco tempo próximo à colheita, recomendando a sua instalação 10 a 15 dias antes da colheita. Estas películas têm capacidade de aumentar a reflexão de radiação UV em 40%, melhorando a cor das frutas significativamente (Tabela 01).

Tabela 01. Radiação solar UV-B incidente e refletida por película aluminizada no pomar.

 

Incidente

UV-B

(?W cm-2)

Refletida

UV-B

(?W cm-2)

Percentagem Refletida

Solo

16.4

0.2

1.1%

Película tipo Mirror Light

19.2

7,9

41%

Outras vantagens apresentadas pela Universidade de Cornell com o uso da película refletiva tipo Mirror Light® é o aumento de categoria Extra de calibres grandes em até 20%, aumentando significativamente a categoria Extra. Pode reduzir o número de passadas de colheita para variedades de colheita múltipla, resultando em economia de custos de mão de obra. Pode aumentar o rendimento de categoria Extra da primeira colheita.

Ainda com dados apresentados por Cornell, aproximadamente 95% das maçãs colhidas em plantas que possuíam as películas refletivas tipo Mirror Light® foram classificadas no Packing como Extra, enquanto no controle sem a película tipo Mirror Light® atingiram a classificação Extra um total entre 49% a 74%. Assim a película tipo Mirror Light® pode aumentar em torno de 30% a Extra ou Categoria 1 em maças .

Esta melhoria é devido ao melhor aproveitamento da luz do sol refletida pela película aluminizada tipo Mirror Light®. Podemos observer na Figura 03 os percentuais de luz do sol refletidas nos diferentes comprimentos de ondas em vários materiais reflectantes. *Leo Rufato/Prof.  Fruticultura e Vitivinicultura - UDESC/LAGES - Telefone:  49. 3289-9179

Telefones: +54 114446-2702 (Argentina) - Brasil: 49.3642-0503/49.99154-1739 - www.textilkopruch.com.b - email: [email protected]

Comentários