Notícias do Pomar

Norte do Paraná inicia a colheita da maçã

A baixa exigência em frio para a quebra da dormência invernal e a precocidade tornam a maçã Eva uma fruta de arrancada, dando início ao ciclo de colheitas da fruta


A cidade de São Jerônimo da Serra, no norte do Paraná, iniciou a colheita da maça do tipo Eva, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) - As primeiras maçãs saídas dos pomares de São Jerônimo da Serra, no Norte do Paraná, começam a colorir a estação e dão início à safra dessa fruta no Paraná. São da cultivar Eva, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná). 

A informação está no Boletim de Conjuntura Agropecuária relativo à semana de 10 a 16 de novembro. O documento é preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

"A baixa exigência em frio para a quebra da dormência invernal e a precocidade tornam a maçã Eva uma fruta de arrancada, dando início ao ciclo de colheitas da fruta", salientou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, analista de Fruticultura no Deral. Segundo ele, a seguir será a vez da variedade Gala, a ser extraída entre janeiro e março, complementada pela Fuji, do final de fevereiro até meados de maio.

A maçã é cultivada em 33,3 mil hectares no Brasil, sendo a 14.ª fruta em área, a 12.ª em volumes colhidos, com 1,3 milhão de toneladas, e a 10.ª em Valor Bruto de Produção (VBP), atingindo R$ 710,4 milhões em 2022. Santa Catarina, com 572,3 mil toneladas (54,7%), Rio Grande do Sul, com 435,3 mil toneladas (41,6%), e o Paraná, com 26,5 mil toneladas (2,8%), participam em 99% das colheitas nacionais.

As 26,5 mil toneladas do Paraná foram produzidas em 984 hectares, resultando em R$ 52,3 milhões de VBP em 2022. A produção estadual está mais concentrada na Região Metropolitana de Curitiba, Sudoeste do Estado e nos Campos Gerais. O município de Palmas é o principal produtor, com 8,5 mil toneladas, seguido pela Lapa (5,1 mil ton), Campo do Tenente (4,5 mil ton) e Porto Amazonas (3,3 mil ton). A fruta tem presença comercial em outros 37 municípios do Paraná.  

Comentários