Notícias do Pomar

Open Gable, um sistema de condução alternativo à videira espanhola em uvas de mesa

Em outras regiões produtoras de uvas de mesa, como Estados Unidos ou África do Sul, existem sistemas alternativos de condução à videira espanhola


A área de produção de uvas de mesa no Chile está concentrada nas regiões de Atacama, Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana e O'Higgins. A competitividade desta espécie tem sido afetada nos últimos anos pelo aumento dos custos de produção, em que o principal componente é a mão de obra. Por isso, buscou-se uma alternativa ao sistema de acionamento conhecido como "Parrón Español", como: "Open Gable"

A escassez e os custos associados à mão de obra exigem novos sistemas de condução que alteram o esquema atual (parrón espanhol) , que apresenta dificuldade principalmente devido à altura, além da complexidade do sistema para se adaptar a novas tecnologias como o uso de coberturas plásticas. , malha, mecanização do trabalho, entre outros.

Alternativas à videira espanhola - Em outras regiões produtoras de uvas de mesa, como Estados Unidos ou África do Sul, existem sistemas alternativos de condução à videira espanhola que conseguem reduzir os dias por hectare, produtivos e amigáveis ??para o trabalhador.

Diante dessas evidências, os produtores nacionais têm inovado nos sistemas de condução buscando solucionar seu problema de disponibilidade e valor associado à mão de obra. No entanto, falta conhecimento sobre a adaptação desses novos sistemas à realidade do Chile. Um dos sistemas que está ficando mais lotado é o Open Gable.

Estudo fornece resultados positivos - Um estudo realizado recentemente em fazendas comerciais de uvas de mesa localizadas nas regiões de Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana e O'Higgins, implementou um sistema de condução alternativo à videira espanhola na mesma variedade.

Os produtores dessas fazendas foram consultados por meio da metodologia de levantamento, qual era o principal objetivo que esperavam ao implantar um sistema de direção alternativo em suas fazendas.

Os resultados indicam que os principais motivos foram precocidade, saúde das frutas; torná-lo mais atraente para os trabalhadores e a instrução mais simples para o trabalhador.

Os produtores do estudo também foram consultados, com base em sua experiência; Se eles modificassem o sistema tradicional de videiras espanholas por um alternativo, como Open Gable ou similar.

Open Gable contra Spanish Parrón - Open Gable é um sistema de condução constituído por filas independentes; que usam espalhadores na fila com fios que vão na mesma direção. O uso desses espalhadores permite que a planta se forme em uma altura menor, a folhagem é distribuída pelos fios; e a fruta fica mais exposta para poder ser trabalhada. Também permite um melhor manejo de alta densidade, que vai depender principalmente da variedade e tipo de solo.

No estudo, observou-se que existem diferenças na adaptação aos novos sistemas de condução, que está relacionada principalmente a:

Os custos diretos de produção incluem mão de obra, agroquímicos, fertilizantes, herbicidas, supervisão e energia.

As análises comparativas dos custos de produção em sistemas de condução revelam que não há grandes diferenças nos custos de produção por hectare; entre os dois sistemas (Open e Parrón) no nível intra-fazenda (mesmo produtor).

Os rendimentos em caixas / hectare não apresentaram grandes variações, visto que nos pomares os quartéis são administrados em relação a uma série de caixas padrão; que estão relacionadas com a variedade, idade das plantas, entre outras, e não com o sistema de condução.

Mão de obra - En relación al estudio en cuanto al aspecto económico de la mano de obra, se observó que el número de jornadas para la mayoría de las labores , es menor en Open que en parrón español , el sistema Open Gable es más eficiente en el uso de la mão de obra.

O sistema aberto permite fazer a maior parte do trabalho de campo em menos tempo, pois mais plantas são feitas por hectare.

Em relação ao trabalho de colheita, o Open não se apresenta como mais eficiente em relação à videira espanhola. Em geral, não existe uma diferença marcante no número de dias por hectare entre os sistemas Aberto e Vinha. *O conteúdo deste artigo em nossa seção de Agrotécnica foi preparado por Carolina Salazar, Arturo Campos, Victoria Muena, pesquisadores do INIA e Carolina Cruz representando Uvanova, www.inia.cl , UVANOVA , que foi revisado e republicado por Portalfrutícola.com - www.inia.cl UVANOVA - www.portalfruticola.com          

Comentários