Notícias do Pomar

Palmas sediou evento tecnológico para produção de maçã

A promoção do IDR Paraná foi desenvolvida na unidade de pesquisa no município


A Unidade de Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, em Palmas, sediou na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, a II Jornada Tecnológica da Maçã. No evento técnico foram apresentados os avanços nas pesquisas sobre novos clones, manejo de plantas, novas arquiteturas de plantas e outros assuntos relacionados a atividade produtiva.

Foram realizadas palestras e atividades de campo. A temática a Produção de Maçãs no Paraná e no município de Palmas foi o tema da conversa com os produtores pelo engenheiro agrônomo, Paulo Andrade do Deral-Seab. O doutorando pela UTFPR, Alexandre Friedrich Ribas, falou sobre a importância da fenologia, da genética e das condições climáticas para a seleção de novas cultivares de maçã. 

Nas estações de campo, o pesquisador do IDR, dr. Clandio Medeiros da Silva conduziu sobre novos genótipos de macieira, que num espaço de um ano, já poderão ser divulgados e disseminados para a produção comercial, Em outra, o responsável pelas atividades locais da pesquisa, Wilson Schveiczrski (na foto acimas 1° à esquerda), apresentou sobre sistemas de condução de macieira.

Para Schveiczrski, apesar das condições do tempo que dificultou a vinda de pesquisadores e estudantes de outras regiões do estado, o evento atingiu seu objetivo, principalmente, porque houve boa participação de produtores do município. Foi um evento importante para a difusão de experiências desenvolvidas na unidade de pesquisa do IDR em Palmas, que é referência nacional em novas tecnologias para a produção de maçãs. O evento foi promovido pelo IDR-Paraná, Seab, Instituto Federal do Paraná e apoio da Secretaria de Agricultura do Município.  *Portal RBJ Notícias/Ivan Cezar Fochzato 

 

Comentários