Notícias do Pomar

Que valor de graus Brix devemos ter em nossa safra?

Solos pobres ou com baixo nível de aporte de fertilizantes (se não atuarmos através do aporte de adubo), fazem com que as lavouras tenham baixos níveis de Brix


Graus Brix na agricultura moderna - O segredo da maturação e do bom sabor das frutas e legumes reside nos graus Brix. Este é um parâmetro para medir a doçura de um determinado alimento com base em uma tabela específica. Quanto mais graus Brix, portanto, maior a doçura. Mas como controlamos isso? Vamos falar sobre esse padrão não tão conhecido.

Uma coisa antes de prosseguir. Quando medimos os açúcares com graus Brix, fazemos isso porque estamos falando de comida. No entanto, o termo Brix refere-se especificamente à medição de matéria seca em solução.

Se você tem 25 graus brix, significa que você tem 25 gramas de 100 gramas totais de solução. Portanto, se espremermos um tomate e esse parâmetro for alto, significa que ele tem muitos sólidos em relação ao total. Com estes sólidos, no caso do tomate como vegetal, podem ser açúcares dissolvidos e daí o sabor doce ou não.

Graus Brix para conhecer o estado nutricional de uma cultura - Contudo. Queremos ir além de como os graus Brix são usados ??atualmente. É normalmente usado na agricultura para tentar prever o sabor ou a doçura de uma fruta ou legume. É um meio de saber o ponto de coleta ideal. Até atingir X graus Brix, não é colhido.

Mas cada vez mais técnicos e agrônomos estão usando esse parâmetro in situ da planta para tentar ver se a planta está se alimentando corretamente. Como é isso?

Vamos ver. Se conseguirmos extrair a seiva do cultivo através de suas folhas ou pecíolos e essa seiva for passada por um refratômetro, podemos medir os graus Brix que possui a seiva dessa planta.

Isso, como dissemos antes, nos dá um valor de matéria seca por solução líquida total. Ou seja, a carga de íons (coloquialmente, nutrientes) que nossa planta possui in situ.

No entanto, o valor de referência que devemos sempre olhar a priori é a condutividade elétrica. Quanto maior a condutividade, maior será a presença de íons na solução de irrigação (água + fertilizante). Por exemplo, águas com alta condutividade geralmente apresentam altos valores de cálcio, sódio, cloretos, etc.

Refratômetro para medir os graus Brix de uma solução líquida

Qual valor Brix devemos ter em nossa safra? - Aqui surgem muitas especulações e falta bibliografia para se chegar a um acordo sobre um valor.

Fornecemos uma série de dados de acordo com a bibliografia e experiências em análise de seiva foliar:

- Solanaceae (pimenta, tomate, berinjela, etc.): valor médio: 6. É considerado bom a partir deste valor. Abaixo de 5 é considerado baixo e pode demonstrar futuras deficiências nutricionais.

- Brássicas (couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas, etc.): média 7º Brix. Abaixo de 6 são considerados baixos teores de matéria seca na seiva.

- Cucurbitáceas (melão, melancia, etc.): valor médio de 10-11 graus Brix.

- Citrinos (laranja, tangerina, limão, etc.): valor médio de 8 graus.

- Vinha: valor médio de 10º Brix. Abaixo de 8 a contribuição nutricional é considerada regular.

- Árvores de caroço: valor médio entre 9 e 10 graus Brix. - Pomeiras: valor médio estabelecido entre 9 e 10.

 

 

O que ganhamos com isso? - Se nossa lavoura tiver níveis adequados de graus Brix, podemos dizer o seguinte, em teoria: Solos pobres ou com baixo nível de aporte de fertilizantes (se não atuarmos através do aporte de adubo), fazem com que as lavouras tenham baixos níveis de Brix.

Culturas com altos valores neste parâmetro possuem mais sólidos dissolvidos na seiva. Portanto, seu ponto de congelamento é menor. Significativo? Não muito?

Mais graus Brix está relacionado a uma maior presença de açúcares. Sabor mais doce nas frutas. Como faço para obter níveis adequados?

Logicamente, ao adicionar açúcar ao tanque de fertilização, não obtemos nada. Na verdade, nem aumentamos a condutividade elétrica (com sal, sim, cuidado).

No final, ter graus Brix adequados é sinal de que estamos fazendo tudo certo. E como conseguimos? Com uma lavoura plantada em seu calendário, com boa adubação e aporte correto e sensato de nutrientes (existem muitas tabelas que podem te ajudar), com boa iluminação, com solo bem cuidado, etc.

Embora em artigo anterior tenhamos comentado sobre a importância do potássio no amadurecimento dos frutos (mudança de cor, tamanho, resistência ao estresse hídrico, etc.), somente um correto equilíbrio de macro e micronutrientes consegue garantir que os graus Brix sejam adequados.

Resumindo, é apenas mais um parâmetro que nos permite tomar decisões na hora de cuidar de nossas lavouras.

O conteúdo deste artigo em nossa seção Agronotips foi elaborado por www.agromatica.es, que foi revisado e republicado por Agronotips.com - *PortalFruticola

Comentários