Notícias do Pomar

Radiação ultravioleta protege a manga e prolonga sua conservação

Estudos de pesquisadora da (UNAL) Campus Palmira, mostraram que aplicada na etapa pós-colheita, a radiação UV elimina as bactérias da superfície


Apesar de rica e nutritiva, a manga não está isenta de contaminação por bactérias causadoras de diarreias e gastroenterites, entre outras doenças transmitidas por alimentos. Uma técnica promissora foi testada em laboratório na qual, aplicando baixas doses de radiação ultravioleta (UV), foi possível preservar a qualidade da variedade Tommy Atkins, a mais importante comercialmente na Colômbia.

Uma das principais vantagens do uso da radiação UV em relação a outros tratamentos com os quais desinfetam os alimentos (ozônio, água eletrolisada, peróxido de hidrogênio, plasma frio ou pulsos de luz) é que ela atenua a contaminação produzida pelo cloro, convencionalmente usado em soluções aquosas. desinfetar a fruta e, assim, reduzir a formação de compostos cancerígenos.

Os resultados do estudo de Alba Mery Garzón García, primeira doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) Campus Palmira, mostraram que aplicada na etapa pós-colheita, a radiação UV elimina as bactérias da superfície, garantindo segurança da fruta, e também tem efeitos positivos em outras frutas e vegetais.

"Essa é uma das tecnologias emergentes propostas no agronegócio para a desinfecção pós-colheita, pois além de reduzir a carga microbiana, pode agregar valor ao induzir a produção de compostos como fitoalexinas (compostos antimicrobianos) e retardar os processos de amadurecimento", enfatiza o pesquisador.

Em seu trabalho, ele também concluiu que, usando o estudo matemático baseado em dinâmica de fluidos computacional para aplicar radiação, é possível eliminar os patógenos mais recorrentes em frutas como Escherichia coli, Salmonella enterica e Listeria monocytogenes.

"Esta é a primeira vez na Colômbia que um estudo usa simulações matemáticas para obter a maior qualidade nutricional e segurança da manga", diz o pesquisador.

O trabalho, realizado entre a UNAL e a Universidade de Sonora (México), foi dividido em três etapas. Nas duas primeiras, avaliou-se em laboratório o comportamento das bactérias frente à radiação, observaram-se fenômenos de transferência e fizeram-se previsões feito para saber o que acontecia na manga inoculada individualmente por esses microorganismos.

Em uma terceira fase, mediu-se o efeito da dose ótima - 6 quilojoules por metro quadrado- nos atributos de qualidade da manga minimamente processada (cortada em pedaços) armazenada por 12 dias a 5° C, obtendo-se uma manga inócua e altamente nutritiva.

Efeitos adversos à saúde? - Até o momento não há relatos de estudos que demonstrem efeitos na saúde dos consumidores. O professor Saúl Dussán Sarria, da Faculdade de Engenharia e Administração, diretor da pesquisa, destaca que "o uso desta tecnologia em alimentos não causa efeitos secundários na saúde humana, porque a radiação é feita superficialmente e sem exceder as quantidades na intensidade ".

"Os raios UV-C são usados ??para inativar patógenos em alimentos, por exemplo, para esterilizar temperos como a pimenta, que passa por ultravioleta antes de ser vendida para eliminar bactérias e conservá-la. A radiação recebida é semelhante à que se absorve quando se recebe sol nas horas recomendadas, que não são radiações nocivas para o ser humano", acrescenta o acadêmico.

O professor José Igor Hleap Zapata, da mesma Faculdade e co-orientador da tese de doutoramento, garante que "após o estudo concluiu-se que a aplicação dos raios ultravioleta nas doses corretas não afeta a saúde das pessoas".

Segundo o médico Carlos Arturo Torres Villacís, "a radiação UV é de ação direta e de tipo mutagênico celular com impacto na cadeia do DNA, o que já foi demonstrado. Porém, quando é utilizado para inativar bactérias, o impacto dos danos não é direto, o que significa que alimentos submetidos à radiação UV não precisariam causar danos à saúde do consumidor final, já que seu efeito não é radioativo".

*Agência Ibero-Americana de Difusão de Ciência e Tecnologia - https://www.dicyt.com/

Comentários