Uma aliança entre vinicultores de Rioja Alavesa busca melhorar a qualidade das uvas usando a confusão sexual nos vinhedos
Maior eficiência no controle de uma das pragas mais nocivas para a qualidade da uva
Aliança pela qualidade, é o que tem motivado onze viticultores de Laserna (Rioja Alavesa) a associarem-se a um projeto pioneiro de viticultura sustentável que aplica a confusão sexual nas vinhas com o objetivo de melhorar a qualidade da uva. Coordenador da empresa Garañango, este projeto denominado «Laserna confusão» utiliza métodos de confusão sexual nas vinhas para combater a «lobesia botrana», conhecida como «mariposa dos cachos», uma das pragas mais nocivas.
Os meandros do rio Ebro deram forma a algumas das mais espectaculares paisagens de vinha da DOCa Rioja e deram origem a algumas das marcas históricas mais emblemáticas. Meandros como o que alberga as vinhas de 11 viticultores do distrito de Laserna , no extremo oriental da Rioja Alavesa, e que constituirão um novo marco para a sua prestigiosa história vitivinícola graças ao lançamento de um projecto de colaboração pioneiro para a melhoria da qualidade da uva, curiosamente chamada de 'confusão Laserna' por usar a técnica de confusão sexual nos vinhedos.
11 viticultores com um objetivo comum - O principal objetivo perseguido por estes 11 viticultores nos 60 hectares de vinhas que se somam num enclave tão privilegiado é o de melhorar a qualidade das suas uvas e vinhos -sete deles têm pequenas adegas familiares-, unindo esforços para o conseguir em um território onde é especialmente complexo. Esta ' aliança pela qualidade ' é o que torna a iniciativa muito mais meritória e mostra uma importante mudança de mentalidade neste grupo de tradicionalmente denominado 'colhedoras', caracterizado pelo seu individualismo .
Coordenada pela empresa especializada Garañango , a sua gestora Elena Recio Lecuona garante que a chamada 'confusão Laserna' é um exemplo de compromisso com a inovação e sustentabilidade na cultura da vinha , já que utiliza métodos de confusão sexual (controlo integrado de pragas) com os colaboração do líder mundial na fabricação de feromônios "Shin Etsu" e do Departamento de Agricultura do Conselho Provincial de Álava.
Mas é, acima de tudo, um exemplo de como se consegue maior eficiência no controle de uma das pragas mais nocivas para a qualidade da uva, como a 'lobesia botrana ', conhecida como 'traça dos cachos' . " Com a liberação de feromônios sexuais por meio de difusores colocados em uma ampla área de vinhedo, é possível controlar a mariposa do cacho, benefícios comuns a todos os participantes do projeto. Além disso, graças a essa técnica é possível reduzir o uso de agrotóxicos ", afirma Elena.
Mais benefícios deste compromisso com a sustentabilidade - Dentre esses benefícios, destaca-se especialmente a ausência da temida botrytis -propiciada em 90% dos casos por lesões causadas pela baga 'botrana'- Lobesia, responsável pelo Garañango resumida com a frase " vendimiar pela qualidade, não pela saúde ", que ou seja, poder completar o amadurecimento até atingir seu ponto ótimo , sem o risco de apodrecimento que 'obriga' a antecipar a colheita.
E, claro, todos aqueles que estão relacionados a práticas sustentáveis ??e respeito ao meio ambiente derivam da minimização do uso de agrotóxicos, cujos resíduos também afetam a qualidade das preparações.
Os 60 hectares de vinhas com os quais a iniciativa foi lançada nesta campanha de 2021 serão facilmente expansíveis para 160 e até 225 num futuro próximo com a incorporação de outros proprietários do ambiente, o que permitirá completar a área perfeitamente delimitada que o torna até o meandro de Laserna. Além disso, como resultado desta iniciativa colaborativa pioneira, foram criadas 3 novas áreas em Rioja Alavesa para a implementação de projetos de viticultura sustentável semelhantes para o controle da 'traça do cluster'.
Da empresa Garañango, SL, que iniciou o seu percurso em 1997, são precisamente especializados nesta técnica de confusão sexual e dedicam-se à distribuição de produtos fitossanitários , fertilizantes , produtos orgânicos , etc. e conselhos sobre vinhos. *Tecnovino - Cacho maduro com botrytis
Garañango ? https://garanango.es/