Fruticultura de Petrolina ganha reforço com formação de operadores de drones
As aulas práticas, em fazenda produtora de frutas, alunos tiveram os conhecimentos em detalhes técnicos como altura ideal de voo, velocidade e vazão para tipo de aplicação, garantindo eficiência e minimizando o ambiente
Jornal da Fruta

A pulverização aérea com drones, seus benefícios, desafios e as melhores práticas para uma operação segura e eficaz na agricultura.
Estas são as principais lições do curso prático de piloto aero agrícola remoto - Cpaar, que mobilizou um grupo com 17 funcionários de fazendas de Petrolina-PE, entre os dias 18 e 21 deste mês.

Realizada pelo
Senar-PE, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina
(SPR), a capacitação com uma carga horária de 32 horas de aulas teóricas e práticas, começou abordando temas, a exemplo de condições meteorológicas, principais herbicidas, fungicidas e inseticidas e limitações para aplicação com drones.

Durante as aulas práticas, em uma fazenda produtora de frutas, os alunos aprofundaram os conhecimentos em detalhes técnicos como altura ideal de voo, velocidade e vazão para cada tipo de aplicação, garantindo a máxima eficiência e minimizando o impacto ambiental.

O técnico agropecuário, Gabriel Barros de Souza, já trabalha na agricultura há três anos. Funcionário de uma fazenda de uva e manga no município, ele avaliou muito positivamente o curso pela atualização e aquisição de novos conhecimentos.
"O drone é parecido com o celular. Todo ano aprimora a tecnologia e como precisamos trabalhar com essa moderna ferramenta, temos a necessidade de sempre nos atualizar".

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina
(SPR), Jailson Lira, ressaltou que ao dominar essas técnicas, os operadores de drones podem alcançar novos patamares de eficiência e sustentabilidade.
"Reduzindo significativamente a quantidade de água utilizada, diminuindo custos e otimizando o tempo de trabalho", acrescentou.
De acordo com o presidente do Sistema FAEPE/SENAR PE, Pio Guerra, a fruticultura de Petrolina merece um empenho adicional da FAEPE e seu Sindicato local, que têm no Senar seu braço proativo no campo. "O uso de tecnologias atualizadas, é uma preocupação permanente do Senar", concluiu Pio Guerra.
*
CLAS Comunicação e Marketing/
Carlos Laerte Agra de Sá -
clascomunicacaoemarketing@gmail.com