tecnologia

Jacto apresenta novos pulverizadores para fruticultura e cultivos perenes na Agrishow 2023

Outros lançamentos que reforçam o portfólio da Jacto para cultivos perenes são o Arbus 2000 Tower, para café e maçã, e o ventilador de 1000 mm na Arbus 2000 TF, mais voltado para nozes e seringueira


Novas máquinas atendem demandas específicas de produtores de cultivos perenes. Com tecnologias inteligentes, os equipamentos foram desenvolvidos para permitir melhor controle da aplicação de insumos, trazendo economia para o produtor

 

Arbus 4000 Multisprayer com o novo sistema de aplicação com múltiplos ventiladores elétricos

 

Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas, apresenta na Agrishow 2023 novos equipamentos para pulverização em fruticultura e reforça as suas soluções para cultivos perenes.

São dois lançamentos para a citricultura: o sistema de pulverização Multicontrol para o Arbus 4000 Tower, e o Arbus 4000 Multisprayer, com o novo sistema de aplicação com múltiplos ventiladores elétricos. Outros lançamentos que reforçam o portfólio da Jacto para cultivos perenes são o Arbus 2000 Tower, para café e maçã, e o ventilador de 1000 mm na Arbus 2000 TF, mais voltado para nozes e seringueira.

"A empresa vem constantemente trazendo novos conceitos para tratar os pomares com mais eficiência. Desta forma, os modelos buscam atender demandas personalizadas dos produtores desse segmento", comenta Paulo Henrique Bueno, gerente de negócios da Jacto.

Soluções e tecnologias inovadoras para a pulverização na citricultura -- A Jacto foi pioneira no desenvolvimento de soluções autônomas de pulverização para citros ao apresentar ao mercado o Arbus 4000 JAV: um pulverizador autopropelido autônomo com tecnologias de ponta que tem a capacidade de executar o serviço de pulverização sem a necessidade de ter um operador atuando presencialmente na máquina.

Outro destaque é lançamento do modelo tratorizado Arbus 4000 Multisprayer - https://www.youtube.com/watch?v=QCyfpdfrqvk.

"O sistema de pulverização, com a torre de múltiplos ventiladores acionados eletricamente, permite uma aplicação convergente, com possibilidade de ajuste da distância dos defletores na planta, fazendo com que todo o produto seja direcionado de maneira eficiente para a mesma. Desta maneira, o sistema permite atingir até os alvos mais difíceis, encontrados no interior da copa, próximo ao tronco, como o ácaro da leprose dos citros", explica Fabiano Griesang, especialista de produto da Jacto.

O circuito de pulverização do Arbus 4000 Multisprayer conta com bomba de pulverização de 150 ou 190 L/min e o controlador de vazão possui tecnologia Multicontrol, com 8 seções, o que permite variações de velocidade durante a aplicação e mantém a taxa de pulverização constante por hectare, resultando em melhor qualidade da aplicação e evitando desperdícios e subdosagens.

Arbus 4000 Multisprayer - O sistema de pulverização, com a torre de múltiplos ventiladores acionados eletricamente,

permite uma aplicação convergente. Desta maneira, o sistema permite atingir até os alvos mais difíceis,

encontrados no interior da copa, próximo ao tronco

"Já o conjunto de sensores de reconhecimento de plantas permite o acionamento automático das seções, de maneira independente, de acordo com o tamanho da planta. Assim, regiões de cultivo onde foram erradicadas plantas ou ocorreu o replantio, somente as seções inferiores da torre são acionadas, fazendo aplicação onde é realmente necessário e evitando desperdícios", acrescenta Griesang.

Os ventiladores são acionados por motores elétricos, que permitem regular a velocidade do ar de acordo com a necessidade. Esse sistema proporciona maior aproveitamento energético, com redução no consumo de combustível do conjunto tratorizado.

Para trazer ainda mais opções para a citricultura, a Jacto lança também o sistema Multicontrol no pulverizador Arbus 4000 Tower. Neste equipamento, quatro sensores de presença são responsáveis por acionar cada um dos quatro segmentos da torre de pulverização.

Assim, plantios novos ou replantas recebem a pulverização apenas do segmento inferior da torre, enquanto árvores adultas recebem a pulverização da torre inteira. Deste modo, os locais de falhas ocasionadas pela erradicação de plantas, bem como pontos onde houve o replantio, recebem somente a quantidade necessária de produtos, de forma a economizar substancialmente o uso destes insumos que representam grandes fatias do custo de produção.

Outra novidade presente no Arbus 4000 Tower, com sistema Multicontrol, é a manutenção do volume de aplicação constante, com correção rápida da vazão em mudanças de velocidade. Possui também um sistema que permite o uso da telemetria, possibilitando ao administrador da fazenda controle preciso da frota e das operações que estão sendo realizadas, bem como o planejamento de todas as aplicações da fazenda.

Soluções para o café e culturas perenes de grande porte -- Entre os lançamentos que completam as opções para culturas perenes estão o Arbus 2000 Tower e o ventilador de 1000 mm no Arbus 2000 TF .

Arbus 2000 Tower é a solução Jacto para cultivos adensados. O equipamento tem qualidade de aplicação otimizada, projetado para culturas de café e maçã. O formato da torre faz com que os bicos fiquem mais próximos da copa da cultura, melhorando a qualidade de aplicação, com satisfatória distribuição de gotas em toda a planta. A torre estreita é uma funcionalidade que permite trafegar mesmo em ruas estreitas, evitando choques entre a torre da máquina e a cultura.

Arbus 2000 Tower é a solução Jacto para cultivos adensados. O equipamento tem qualidade de

aplicação otimizada, projetado para culturas de café e maçã

A distância entre os bicos e a planta se mantém constante, o que favorece a aplicação de uma mesma dose em todos os estratos da cultura, desde a saia até o ramo mais alto da árvore. 

Outro recurso disponível neste modelo é o ramal removível, que facilita a troca e manutenção dos bicos, tornando a atividade ágil e simples.

Já o modelo Arbus 2000 TF 1000 está disponível nas versões nozes e seringueira. O equipamento tem assistência de ar provida por ventilador de 1000 mm de diâmetro, com 10 pás, cujas hélices foram desenhadas para obtenção de máxima eficiência do conjunto.

Arbus 2000 Tower no café: torre estreita é uma funcionalidade que permite trafegar mesmo

em ruas estreitas, evitando choques entre a torre da máquina e a cultura

O sistema de transmissão é inovador, com sistema de embreagem que garante proteção extra para os componentes mecânicos da transmissão e correia. A transmissão do ventilador é robusta e segura, com maior disponibilidade de máquina devido a menor necessidade de troca de componentes em manutenções periódicas.

Outra novidade é o sistema tensionado de correias, patenteado pela Jacto, que elimina a necessidade de tensionamento periódico da correia, diminui o fator de escorregamento da transmissão e melhora a eficiência na aplicação.

O sistema de pulverização dispõe de válvulas elétricas para abertura e fechamento das seções. O reservatório de 2000 litros conta com saia traseira que proporcionam contornos mais suaves e contínuos ao conjunto, diminuindo os impactos e danos à cultura.

"O intuito é realmente trazer mais eficiência, produtividade, sanidade e sustentabilidade para o produtor", complementa Bueno. Os agricultores poderão conhecer de perto todos os detalhes dos lançamentos no estande da Jacto na Agrishow, que acontece de 1 a 5 de maio de 2023, em Ribeirão Preto/SP.

*Relações Públicas -- Jacto/Sibelle Freitas - [email protected]/Oz Conteúdo a serviço da Jacto - Livia Borges - [email protected] - Fernanda Cicillini - [email protected]

 

Comments