tecnologia

Juliana Manco: O mercado de Fruticultura em geral é um pouco mais feminino

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conversamos com a gerente de marketing para América Latina da Agrofresh, que nos contou sobre a evolução do papel da mulher no Brasil e no setor


Continuamos a comemoração do Dia Internacional da Mulher, destacando as mulheres que estão ligadas ao setor e que dão a sua contribuição à indústria. É nessa linha que conversamos com a gerente de marketing da Agrofresh para a América Latina, Juliana Manco.

No início da entrevista Juliana afirmou que é fã de frutas vermelhas, e no Brasil consome muita manga.

Questionada sobre a sua ligação ao campo, a gestora de marketing para a América Latina da Agrofresh indicou que sempre esteve muito ligada à agricultura, pois visitou a quinta de um tio. Então seu pai adquiriu uma área e começou a praticar hipismo, o que a fez se conectar ainda mais com a área. Quando chegou a hora de ingressar na universidade, Juliana não hesitou em seguir seu amor pelo campo e estudar Agronomia.

Indicou que, no curso de pós-colheita, começou como estagiário no departamento de Fruticultura da Universidade e onde surgiu a oportunidade de emprego para prestar serviços de controle de qualidade e monitor de frutas.

                     Juliana Manco (1a à esquerda) com seus colegas da AgroFresh, em evento da empresa 

Depois passou a trabalhar na matriz atacadista em São Paulo, "não é um mundo feminino e depois trabalhei em testes como parte de pesquisa e desenvolvimento, fui uma das pioneiras no desenvolvimento das tecnologias SmartFresh e Harvista em toda a América Latina ." Atualmente é responsável pelas estratégias táticas para o desenvolvimento e diversificação da AgroFresh na América Latina.

Brasil - Juliana Manco, indicou que "o mercado de Fruticultura em geral é um pouco mais feminino. Desde a minha formação tenho visto que estamos aumentando o número de mulheres ocupando cargos de liderança."

Acrescentou que no Brasil existe uma zona chamada Petrolina, onde se produz muita uva e manga, onde trabalham muitos gestores de qualidade que são mulheres, por isso há uma liderança forte nesse mercado". Ela enfatizou algumas das qualidades das mulheres que são valorizadas no setor: "somos únicas, resilientes e com uma perspectiva única".

Desafios - Juliana analisou o futuro da mulher no setor, destacando que "o desafio é continuar mostrando ao mercado a nossa capacidade, independentemente de ser mulher ou homem, acredito que a busca pela igualdade de condições e oportunidades de trabalho tem tido um impacto de grande mudança. Hoje o mercado busca mais mulheres, para que possamos ter ainda mais espaços na agricultura."

Presente e futuro - Ela encerrou a entrevista com uma recomendação afirmando "Acredito que as mulheres não devem ter medo de enfrentar desafios. O trabalho da agricultura não é fácil, é muito difícil, por isso temos que encontrar a melhor combinação pessoal e profissional."

Ela acrescentou: "Recomendo a todas as mulheres, uma coisa que é muito importante, entregar resultados, porque as oportunidades aparecem". *PortalFrutícola

Comentários