tecnologia

Parceria entre ABRAFRUTAS e Dimitra rende resultados positivos para o setor de frutas no Brasil

Com soluções inovadoras digitais no agronegócio, o mercado presenciou uma revolução no setor


Com a missão de disponibilizar tecnologia para agricultores em todo o mundo a Dimitra, agtech global firmou no último ano parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS). Essa união tem como objetivo explorar como as tecnologias da Dimitra podem ser usadas para aumentar a eficiência em produção, logística e exportação das frutas brasileiras.

A parceria é vista como fundamental para o setor, visto que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, produz mais de 56 milhões de toneladas de frutas anualmente e empega cerca de 16% de toda a mão-de-obra do agronegócio brasileiro. 

A primeira ação realizada para dar início a essa parceria foi identificar maneiras de prever e detectar áreas de ocorrência de Cancro Cítrico, bactéria que ataca todas as variedades e espécies de citros e é uma das mais graves doenças da citricultura brasileira.

O cancro cítrico é uma das doenças mais preocupantes da citricultura mundial por reduzir a produtividade das plantas afetadas pela desfolha e pela queda prematura dos frutos. Apesar de não trazer nenhum risco à saúde humana, possui grande efeito negativo na comercialização e transporte de frutos in natura, pelo risco de disseminação do patógeno, restringindo a comercialização da produção a outras regiões e outros países.

Entretanto, apesar da doença ser de fácil detecção a olho nú, o setor carece de uma forma de otimizar a análise de risco e o processo de controle que ajude a reduzir o risco de exportação de frutos infectados, o que pode afetar toda a exportação brasileira de cítricos.  

Foi com este objetivo que Dimitra iniciou o projeto de estudos e análises sobre formas de ajudar o produtor a prever, prevenir e mitigar o risco do aparecimento de cancro cítrico, assim como auxiliar o monitoramento desta doença que, em 2022, chegou a suspender a exportação de limão para a Europa.

Após estudar os fatores que favorecem o aparecimento da doença e pesquisas realizadas em diversos países do mundo, a Dimitra desenvolveu um algoritmo que apresentou 95% de acerto quanto à detecção da doença e a porcentagem de árvores infectadas, utilizando dados públicos disponíveis em outros países.

O próximo passo do projeto é utilizar dados da produção nacional para validar o algoritmo e, se necessário, aperfeiçoá-lo para as realidades nacionais. Após essa etapa, ABRAFRUTAS e Dimitra buscarão formas de desenvolver uma plataforma comercial que possa auxiliar os produtores nessa missão de combater essa praga. O objetivo é reduzir custos e mitigar riscos aos produtores. 

Eduardo Brandão, diretor executivo da Abrafrutas, afirmou que "a parceria com a Dimitra certamente contribuirá para solucionar alguns gargalos tecnológicos do setor e, consequentemente, ajudará a manter e aumentar nossa competitividade no mercado nacional e internacional". A parceria com a Dimitra permitirá que a ABRAFRUTAS esteja na vanguarda da tecnologia agrícola e, assim, atingir seus objetivos de alimentar o mundo.

Diego Costa, diretor da Dimitra para Latam, disse que "estamos muito honrados em apoiar os objetivos da ABRAFRUTAS e ajudá-los na missão de alimentar o mundo. Eles são líderes no setor de frutas e uma importante parceira na expansão da Dimitra na América do Sul".

ABRAFRUTAS e a Dimitra irão explorar ainda outros gargalos e identificar soluções efetivas para melhorar a produção, logística e exportação de frutas brasileiras, a fim de atender às necessidades de consumidores em todo o mundo. A Dimitra continuará a utilizar sua tecnologia inovadora para ajudar a fruticultura brasileira a continuar no ranking das grandes produtoras de frutas do mundo e a expandir ainda mais as exportações brasileiras.

Sobre a Dimitra - A Dimitra é uma plataforma de gestão de dados que oferece soluções para empresas de todos os tamanhos e setores. A plataforma permite que os produtores coletem, gerenciem e analisem dados em tempo real, além de oferecer ferramentas para limpeza, padronização e enriquecimento de dados, criação de dashboards personalizados e relatórios automatizados para as instituições parceiras. Além disso, a Dimitra é altamente escalável e segura, oferecendo recursos de segurança avançados e em conformidade com as principais regulamentações de proteção de dados. A plataforma também possui um token (DMTR), que permite aos produtores acessar serviços adicionais, trocar por produtos e obter descontos na plataforma. Saiba mais em https://dimitra.io/.

Sobre a Abrafrutas - A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado nacional e internacional.

Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.

Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas. *Marciel Oliveira ? Gerente de Comunicação e Marketing Digital

 

 

Comments