Tecnologia

Programa IAC-Quepia trata da importância da normatização na área de EPI agrícola, em evento da ABNT

A live será amanhã (27/03) às 16hs no YouTube, veja link no final da matéria


Evento reunirá o pesquisador científico Hamilton Ramos, coordenador do 'Quepia' e duas empresas referenciadas na produção de EPI no país, com mediação do presidente da entidade nacional Animaseg, Raul CasanovaO coordenador do programa IAC-Quepia de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, Hamilton Ramos, trata nesta quinta, 27, do tema "EPI agrícola e a importância da normatização". Debaterão com o especialista os empresários Marcelo Macedo, da AZR EPI e Rafael Franco, da Tecmater EPI, fabricantes referenciados de equipamentos de proteção individual para a agricultura. O evento terá transmissão online e é uma iniciativa da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com mediação de Raul Casanova Júnior, diretor executivo da Animaseg - Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho - e superintendente do ABNT/CB32 - Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual -, o evento será focado no atual cenário do setor de EPI agrícola: legislação, fiscalização, desenvolvimento de produtos, tecnologias e suporte da pesquisa oficial ao aprimoramento da segurança rural.

EPI agrícolas são equipamentos largamente utilizados na agricultura mundial, visando a proteger o trabalhador rural nas aplicações de agroquímicos, além de auxiliar na utilização correta e agronomicamente eficaz dos produtos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas.

O pesquisador Ramos coordena o programa IAC-Quepia há 18 anos e tornou-se referência global em estudos sobre a qualidade e à segurança dos EPI-Agrícolas. Ele é também o atual diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. O CEA-IAC abriga, na cidade de Jundiaí, o mais moderno laboratório da América Latina para pesquisas acerca de EPI para aplicação de defensivos na agricultura.

Financiadas com recursos privados, as pesquisas do programa IAC-Quepia resultaram na queda das reprovações de qualidade de EPI agrícolas fabricados no país, que eram da ordem de 80% do montante analisado em laboratório, em 2010, para os atuais menos de 20%.

Para assistir ao evento, interessados devem acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=qGZpJHXh1K8

*Programa IAC-Quepia/Assessoria de Imprensa/BIA - Bureau de Ideias Associadas, Imprensa e Com. Est. Tel.: (11) 4506-3181 - www.bureauideias.com.br 

Fernanda Campos - fernanda@bureauideias.com.br/Marcelo Quaglio - marcelo@bureauideias.com.br

Comentários