tecnologia

Uso de drones no agro

Os pilotos dos drones podem traçar o percurso de voo com antecedência, e o drone automaticamente fará o restante do voo


Drones, controlados remotamente, estão assumindo muitas das atividades agrícolas, como monitoramento de pragas e doenças em lavoras, aplicação de insumos líquidos, granulados e em pó.

Entretanto, os drones não aposentarão os pulverizadores ou aviões agrícolas tão cedo, pois um avião pode pulverizar cerca de 1.000 ha em um dia e os drones de última geração podem cobrir cerca de 400 ha, mas já percebemos que muitos produtores estão usando drones em muitas propriedades - grandes e pequenas.

As principais da pulverização por drones são relacionadas a sua versatilidade e custo.  A seguir alguns das situações em que os drones superam outros meios de pulverização:

?    Áreas de relevo declivoso.
?    Talhões de forma irregular.
?    Áreas com árvores ou linhas de transmissão de energia.
?    Áreas com torres de energia eólica.
?    Áreas próximas aos limites da cidade.
?    Áreas em que os rastros dos tratores representam perdas significativas na produção.
?    Aplicações em reboleiras.

Os drones atuais têm esses sensores que os permite autonomamente contornar obstáculos e manter distância de segurança de áreas previamente marcadas no plano de voo. Os pilotos dos drones podem traçar o percurso de voo com antecedência, e o drone automaticamente fará o restante do voo. Eles são praticamente autônomos, mas podem ter o plano de voo alterado pelo piloto se necessário.

Uma outra vantagem é que o produtor pode estar pronto para voar com cerca de 40 horas de treinamento, sendo a maioria das aulas em vídeos online.

O modelo Agras T40, fabricado pela empresa chinesa DJI e já disponível no Brasil, é muito mais barato que qualquer pulverizador autopropelido. O modelo T50 foi recentemente lançado pela DJI e deverá se tornar a preferência de muitos produtores.

Como outros veículos elétricos promissores, um grande desafio é a duração da bateria. Entretanto, a tecnologia fez grandes avanços nos últimos anos e com três baterias e um gerador portátil é possível operar o drone o dia todo longe de uma tomada de eletricidade.

A pulverização por drones é maneira mais barata e segura de se aplicar muitos insumos nas lavouras de forma rápida, de maneira pontual e segura. *Agricultura A a Z
 

Comentários