Vírus detectados no mamão que causam a doença da meleira
Embora não tenhamos feito estudos diretos para determinar os efeitos na produtividade, sabemos que a incidência chega a 100% no primeiro ano de cultivo
Um trabalho realizado por pesquisadores do INTA e do Conicet da Argentina revelou a presença de um complexo viral, causador da doença conhecida como meleira. Esta é uma condição considerada uma ameaça à produção desta fruta tropical. Como identificá-lo e o que fazer.
As doenças causadas por vírus constituem o principal obstáculo à produção de mamão em todo o mundo. Embora mais de 45 vírus tenham sido relatados nesta fruta em regiões tropicais e subtropicais, apenas o Papaya Ringspot Virus (PRSV) e o complexo viral causador da doença conhecida como meleira são considerados ameaças à produção do mamão.
La meleira na Argentina - "Há alguns anos, associados ao desenvolvimento e produção de árvores frutíferas no norte do país e às consultas feitas aos produtores da região, realizamos avaliações em plantações em todas as províncias, tanto no noroeste e Nordeste, e confirmou a presença de sintomas semelhantes aos causados ??por vírus", indicou Dariel Cabrera, pesquisador do Conicet da Unidade de Fitopatologia e Modelagem Agrícola e do Instituto de Fitopatologia do INTA.
"As visitas foram realizadas em conjunto com pesquisadores e estudantes, integrantes de estações experimentais do INTA, do Conicet, de universidades, escolas técnicas e centros de validação de tecnologia que participam da equipe de trabalho. Essas observações, somadas à importância dessa fruta para os produtores regionais, motivaram a equipe a iniciar pesquisas sobre o tema", confirmou Cabrera.
Esta fruta, também chamada de mamón, ocupa o quarto lugar entre as frutas tropicais produzidas em todo o mundo. Na Argentina, esta fruta é cultivada principalmente na região subtropical que inclui as províncias de Salta, Jujuy, Chaco, Corrientes, Formosa e Misiones (mais de 300 produtores estão concentrados nesta província).
Pelos benefícios econômicos que oferece, principalmente associados ao valor no mercado nacional e aos seus lucros na indústria, na última década observou-se que a área plantada no país foi aumentando.
Sintomas da meleira - Durante o passeio na NOA, "foram observados sintomas como mosaico nas folhas semelhantes aos induzidos por vírus, mas não eram consistentes com os vírus que tinham sido relatados", disse o investigador do INTA, que destacou que as amostras coletadas foram submetidas a diversas análises e revelaram sua associação com um novo potexvírus, ainda não relatado mundialmente e denominado mamão vírus X.
Este vírus é transmitido mecanicamente pelo mamão e está distribuído na maioria das áreas inspecionadas em Salta e Jujuy. Da mesma forma, por meio de contatos com produtores da província de Corrientes, "a partir de 2021, foram realizadas avaliações nessas áreas e foram observadas plantas de mamão apresentando exsudato de látex nos frutos", disse Cabrera, e explicou que "a análise molecular dessas amostras sugeriu a presença de um vírus associado à meleira, uma das doenças mais devastadoras do mamão em todo o mundo. Posteriormente, essas amostras foram submetidas a análises genéticas, corroborando a presença de um novo vírus."
Como identificar e o que fazer em relação ao vírus do mamão causador da doença da meleira - PRSV causa mosaicos, deformação das folhas e anelamento dos frutos. Papaya vírus X induz intenso mosaico nas folhas, mas nenhum sintoma aparece nos frutos. No caso do vírus associado ao complexo causador da meleira, ocorre exsudação espontânea de látex nos frutos, que após oxidação gera o sintoma característico. A alta incidência e gravidade dos sintomas observados no campo levaram os pesquisadores a concluir que eles poderiam afetar o rendimento das culturas.
"Embora não tenhamos feito estudos diretos para determinar os efeitos na produtividade, sabemos que a incidência chega a 100% no primeiro ano de cultivo e isso dificulta consideravelmente o manuseio e a lavagem dos frutos, que são destinados à indústria," confirmou Cabrera.
Da mesma forma, "a rápida propagação desta doença dificultou o estabelecimento de novas plantações".
Meleira no Brasil - Por exemplo, no Brasil, os danos causados ??ao mamão pelo complexo associado à meleira causaram a destruição total das plantações como medida de gestão proposta para prevenir a propagação da doença.
"Os resultados preliminares das nossas investigações corroboraram que é transmitido mecanicamente, razão pela qual foi sugerida a desinfecção dos utensílios utilizados nos trabalhos de saneamento nos lotes, bem como na entrada em plantações recentemente estabelecidas", disse o especialista.
"Além disso, propomos uma gestão preventiva, desde o planeamento das áreas de cultivo, a fase de viveiro e posterior gestão das plantações, como evitar adjacências com lotes afetados, utilizar plantas barreira e realizar desinfecção e monitorização frequente das culturas", concluiu Cabrera.
Atualmente, os estudos dessas doenças continuam fornecendo informações oficiais à Senasa da Argentina e propondo medidas eficientes aos produtores para o seu manejo.
O conteúdo deste artigo da nossa seção Agronotips foi elaborado em intainforma.inta.gob.ar, que foi revisado e republicado por Agronotips.com. *Matéria do PortalFruticola - 30/10/2024.