Eventos

Curso online aborda aspectos técnicos sobre Fruticultura

Em 4 lives, que correspondem a um módulo cada, serão abordados temas como implantação e manejo de pomares (15), doenças em viticultura (17), mosca-das-frutas (22) e as culturas da amora-preta e do mirtilo (24)


De 15 a 24 de setembroEmbrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e Emater/RS-Ascar realizam Curso Online sobre Fruticultura. Em quatro lives, que correspondem a um módulo cada, serão abordados temas como implantação e manejo de pomares (15), doenças em viticultura (17), mosca-das-frutas (22) e as culturas da amora-preta e do mirtilo (24). As lives são gratuitas e realizadas sempre às 13h30min, no canal da Embrapa no Youtube.

O objetivo é difundir e ampliar a fruticultura como alternativa rentável e de diversificação, principalmente na região do Vale do Rio Pardo/RS. O foco é capacitar produtores e técnicos da região, mas o curso terá linguagem acessível a todos os públicos interessados na temática, inclusive de outras localidades.

Os quatro encontros virtuais serão mediados por Patrícia Grinberg, engenheira agrônoma e ecóloga da Emater/RS-Ascar. A atividade substitui o Dia de Campo da Fruticultura, que ocorria anualmente no parque da Expoagro Afubra, mas não será realizado neste ano em função da pandemia.

Módulos  -  O primeiro módulo, no dia 15 de setembro, abordou a Implantação e manejo de pomares. Gilberto Nava, pesquisador da Embrapa Clima Temperado  e Vivairo Zago, assistente técnico da Emater/RS-Ascar, destacam o preparo do solo e os cuidados com implantação e adubação para minimizar riscos.

O tema Doenças em viticultura será abordado no segundo módulo, no dia 17. Além de Zago, também falam sobre o assunto Lucas Garrido, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e o produtor Fábio Ceretta. Serão apresentadas possíveis soluções para diminuir a incidência de doenças na cultura da uva - um dos maiores gargalos na produção do Vale do Rio Pardo.

No terceiro módulo, no dia 22Dori Edson Nava, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Miriam Trevisan, engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar e o produtor João Batista Frank tratam do manejo, monitoramento e controle da mosca-das-frutas em diferentes culturas.

Por fim, no dia 24, Luís Eduardo Antunes, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Roger Terra de Moraes, extensionista rural da Emater/RS-Ascar  e o produtor Roberto Coletti falam sobre as culturas da amora-preta e do mirtilo. A ideia é capacitar agentes multiplicadores para estimular a diversificação por meio das pequenas frutas.

Importância do curso  -  De acordo com Sergio Bender, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPTT) da Embrapa Clima Temperado, a Fruticultura é uma atividade muito rentável, gera empregos e garante sustentabilidade ao setor. "Agrega um valor praticamente imbatível em termos de receita por hectare. Então, qualquer produtor produzindo uma pequena área pode fazer um grande faturamento dessa atividade", completou.

*Pedro de Almeida (sob orientação de Francisco Lima - Embrapa Clima Temperado)

Contatos para a imprensa: [email protected]

Telefone: (53) 3275.8206 - Mais informações sobre o tema - Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Comments