Eventos

Lançamento de dois livros da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da região de São Joaquim

Essas qualidades são: melhor qualidade, mais uniforme, maior percentual frutos arredondados, maior cobertura de cor vermelha e maior intensidade de cor vermelha na epiderme


Um trabalho em parceria entre a Epagri e o Sebrae/SC resultou na edição de dois livros sobre a Maçã Fuji da Região de São Joaquim. O lançamento das publicações ocorreu na última sexta-feira, 06/09/24, na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã, em São Joaquim.

A maçã 'Fuji' da Região de São Joaquim tem sido considerada uma das melhores maçã do mundo, possuindo um amplo mercado. Esse fato é devido que a maçã 'Fuji' apresenta alto grau de adaptabilidade às condições ambientais na Região de São Joaquim, resultando em características diferenciadas na qualidade dos frutos quando comparada às demais regiões produtoras. Entre os fatores ambientais que impactam na qualidade dos frutos, destacam-se fatores climáticos, fitogeográficos, fenológicos e produtivos. O clima da região é temperado, porém em locais de altitude mais elevada, apresenta alto acumulo de frio hibernal, demonstrando condições adequadas para a produção de cultivares de maior exigência em frio, como a cultivar 'Fuji'. Esse fator climático, associado a outras características de clima e de solo, tornam essa região extremamente favorável ao cultivo da maçã 'Fuji', permitindo explorar o potencial do cultivar, com frutos mais atrativos e até mesmo mais saborosos em comparação aos produzidos em outros locais do Brasil.

Para a obtenção de uma Indicação Geográfica é necessária que sejam destacadas as características do produto e a identificação dos fatores ambientais e humanos que fazem esse produto ser único. A Maçã Fuji da Região de São Joaquim recebeu a Indicação Geográfica (IG) em 2021 na categoria de Denominação de Origem. Essa conquista foi resultado de uma parceria desenvolvida pela Epagri e Sebrae, com apoio da UFSC, Cidasc, de produtores locais, empresas e cooperativas. A solicitação da Indicação Geográfica foi apresentada ao INPI pela Associação de Produtores de Maçã e Pera de SC (Amap).

O livro "Denominação de Origem Maçã 'Fuji' da região de São Joaquim: caracterização socioeconômica, ambiental e do produto" é uma documentação detalhada das características da maçã 'Fuji' e a descrição dos fatores ambientais que afetam a qualidade da maçã na região de São Joaquim. Essas qualidades são: melhor qualidade, mais uniforme, maior percentual frutos arredondados, maior cobertura de cor vermelha e maior intensidade de cor vermelha na epiderme.

O livro apresenta 140 páginas distribuídos em onze capítulos foi organizado pelos pesquisadores da Epagri Angelo Mendes Massignam e Mariuccia De Martin. Os capítulos são de autoria de técnicos da Epagri, professores da UFSC e consultores do Sebrae/SC. O livro está a disposição no seguinte endereço: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/livros/issue/view/340

O outro livro que será lançado é o livro "Maçã Fuji da Região de São Joaquim: história e cultura" tem como autoras as historiadoras Paola Beatriz May Rebollar e Christina Baumgartem. A obra conta a história da maçã na região, desde os primeiros cultivares plantados até a introdução da maçã Fuji, variedade mais cultivada na região. O livro está a disposição no seguinte endereço: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/livros/issue/view/339

Assista o vídeo para saber mais sobre o IG da Maçã Fugi: https://www.youtube.com/watch?v=8ij8h3Kx9l4&t=23s

Mais informações:  Angelo Mendes Massignam, pesquisador da Epagri/Ciram, (48) 3665-5128; Mariuccia Schlichting De Martin, pesquisadora da Estação Experimental de São Joaquim, (49) 3233-8423.

Abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã é marcada pelo lançamento de dois livros sobre a maçã Fuji

A abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã contou com o lançamento de dois livros sobre a Maçã Fuji da Região de São Joaquim. As obras são fruto de uma parceria entre o Sebrae/SC e Epagri. O evento foi no dia 6 de setembro e contou com a presença do governador Jorginho Mello. Participaram também o prefeito Giovani Nunes, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, o presidente da Epagri Dirceu Leite, o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, além de representantes da Cidasc e dos fruticultores.

Os pesquisadores da Epagri Mariuccia e Angelo foram os organizadores do livro técnico sobre a maçã Fuji da Região de São Joaquim (Foto: Andréia Oliveira/SAR)

Uma das publicações retrata o trabalho técnico coordenado pela Epagri para delimitação da área da Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim. A outra traz a história de como a maçã Fuji chegou e se consolidou como uma importante fonte de trabalho e renda para toda a região de São Joaquim. Em breve as obras estarão disponíveis para download gratuito no site da Epagri (clicar nos links acima dos livros).

Indicação Geográfica - De acordo com Dirceu Leite, os livros são importantes para registrar o longo trabalho para a obtenção da Indicação Geográfica, em 2021. Essa conquista uniu esforços da Epagri, do Sebrae, da Associação dos Produtores de Maçã e Pera (AMAP), da cadeia produtiva da macieira e de diversas instituições catarinenses.

Cada autoridade presente recebeu exemplares dos livros que caracterizam a maçã como importante produto para a economia de SC (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Conforme o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, São Joaquim se destaca no País por ser a cidade com mais Indicações Geográficas (IGs). São elas a da maçã Fuji, do mel de melato da bracatinga, do queijo-serrano, dos vinhos de altitude, e em breve, do frescal de São Joaquim, e quem sabe futuramente da goiaba-serrana. Quanto aos livros, disse que representa a conquista de uma história sobre uma das melhores maçãs do mundo. "Por isso, o esforço do Sebrae e da Epagri para seguir difundindo a história da fruta para todo o país". *Com a colaboração de Paulo Chagas / Assessoria de Imprensa Sebrae/SC.

*Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, fones: (48) 3665-5407/99161-9596

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...