Notícias do Pomar

II Ciclo de palestras em Fruticultura maçã em São Joaquim

Ttecnologias ligados ao manejo de fitorreguladores, indutores de brotação, novos sistemas de condução, perspectivas de porta-enxertos CG?s na região de São Joaquim e uso da irrigação fertirrigação na cultura macieira


 A Epagri através do  Escritório Municipal da Epagri de São Joaquim, com apoio da Prefeitura Municipal, Associação Catarinense de Maçã e Pera - AMAP, Estação Experimental de São Joaquim e Embrapa/CNPUV/ Vacaria, realizaram dia 12 de agosto de 2022 na localidade de Costa do Antonina em São Joaquim/SC o II CICLO DE PALESTRAS EM FRUTICULTURA MAÇÃ,  evento que contou com a participação de pesquisadores, palestrantes, extensionistas, fruticultores, suas famílias e seus colaboradores.

O evento contou com a participação de mais de 100 participantes, onde foram discutidos assuntos ligados à Fruticultura maçã na área de fitossanidade como o manejo integrado das doenças e pragas da macieira como sua: biologia, erradicação, monitoramento, prevenção e controle entre outras.

Na área de fitotecnia apresentou-se resultados e tecnologias ligados ao   manejo de fitorreguladores, indutores de brotação e novos  sistemas de condução, novas perspectivas de porta enxertos CG's na região de São Joaquim e finalizando com uso da Irrigação e Fertirrigação na cultura da macieira.

Este tipo de evento, proporciona levar o conhecimento, tecnologias e trocas de experiências entre os participantes, de tal forma que seja uma  construção do conhecimento, e adoção destas novas tecnologias de forma consciente, quebrando paradigmas e proporcionando mudanças de atitudes  e evolução técnica por parte dos fruticultores e suas famílias.

A fruticultura temperada maçã está numa fase de constantes mudanças (novos porta enxertos, cultivares, sistemas de condução, agroquímicos, fitorregulares, exportação, certificações, indicação geográfica da Fuji entre outros) com uso destas tecnologias e conhecimentos, os fruticultores e suas famílias devem estar cada vez mais capacitadas e informados, para responderem os desafios do processo produtivo e da cadeia produtiva da maçã, proporcionando maiores produtividades e qualidade de frutos, gerando maior  qualidade de vida e renda, melhorando os aspectos econômicos, sociais e  ambientais no meio rural. *Eng°. Agr°. Esp, Adm  Marcelo Cruz de Liz/Extensionista Rural Epagri São Joaquim/SC

 

Comentários