Notícias do Pomar

Indústria do Kiwi unida para aumentar o consumo em nível mundial

Veja também o passo a passo para propagar Kiwi com estacas semilenhosas e ter frutas suculentas sempre à mão


Para conhecer os detalhes e a mirada da indústria do kiwi de nível mundial, conversamos com Carlos Cruzat, presidente do Comitê do Kiwi da Associação de Exportadores de Frutas do Chile (ASOEX), para conhecer os plantadores da 42ª convenção da Internacional Organização Kiwifruit (IKO) que foi levada a cabo no Chile.

A Organização Internacional de Kiwis (IKO), é a reunião anual onde se reúne os países produtores e exportadores deste cultivo, para analisar a indústria global. Cruzat indicou que durante o encontro foram analisadas e trocadas informações sobre a tendência de crescimento em cada país, os volumes que foram vistos como tendência e os aspectos fitossanitários e legais que podem ser afetados. Essas dificuldades que podem estar presentes em alguns mercados podem ser abordadas a partir da cooperação.

Cruzat indicou que "o encontro foi realizado em Curicó, porque é a zona onde se produz a maior quantidade de kiwi no Chile e por isso tanto aprovamos que foi fisicamente onde se produziu a fruta. Passamos dois dias de trabalho em sala e visitamos uma central de frutas para mostrar a tecnologia que é utilizada no Chile para armazenar e processar a fruta. Também fomos ver huertos de épocas distintas para conhecer sua situação produtiva".

Entre os participantes, agregados que contaram com "Itália, Grécia, Espanha, Portugal, França, Estados Unidos, recebemos o relatório da Turquia. Participou pela primeira vez Argentina e Brasil. E pela segunda vez África do Sul".

Além disso, na ocasião expôs o presidente da ASOEX, Iván Marambio, que apresentou a indústria da fruta chilena. E o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Walker, que expôs sobre a agricultura e as expectativas como país. Para isso, foi apresentada uma exposição do Serviço Agrícola e Ganadero (SAG), que mostra o papel do governo no apoio fitossanitário à indústria frutícola para manter a competitividade.

Relevância - O presidente do Comitê do Kiwi comentou que "estamos incorporando o maior número de países, para ter uma visão global e cooperar quando existem necessidades, como por exemplo os temas fitosanitários, como passo com o PSA, que foram de muita utilidade para buscar cooperação em outros países".

E acrescentou que "se viu um crescimento significativo nas plantações de kiwi amarillo e um aumento no seu consumo, diminuindo um espaço para o kiwi verde. No que diz respeito ao kiwi amarillo, hoje Nova Zelândia é o país que mantém o maior volume tanto no hemisfério norte como no sul".

Agregou-se que se observa um aumento na demanda por esta fruta, pela vitamina C e pelos benefícios que trazem para a saúde.

Desafios - Os países produtores e exportadores expuseram os desafios que enfrentarão de cara nos próximos anos. "Cada país tem realidades distintas, Europa por exemplo tem que renovar alguns huertos viejos. A Itália tem um problema com as plantações porque tem uma doença que tem que trabalhar com os solos. Grecia está aumentando muito o volume de verde, ainda falta a estrutura frigorífica para poder absorver o volume", sinalizou Cruzat.

Expliquei que o Chile está renovando as plantações "e o que precisa é incorporar novas variedades e estamos trabalhando a pesar de nossa limitação maior é Verticillium".

Além disso, indicou que Nova Zelândia está diminuindo plantações de kiwi verde e crescendo mais em amarelo. "Um dos principais desafios é a mudança climática, a condição que eles têm está mudando ainda mais, por isso, estão sendo precavidos em estudo e revisando o que está acontecendo em outros países, para reagir com o tempo".

Cruzat expressou que "temos o desejo comum de aumentar o consumo, aproveitando este momento em que há uma alta valorização do tema da vitamina C e do kiwi. Buscar melhor eficiência no caso do Chile no armazenamento da fruta, para ter um período de melhor guarda. As novas plantações têm que vir com um manejo moderno, não manter as mesmas tecnologias que usamos antes".

Consultado a respeito da situação do kiwi amarillo no Chile, mencionou que agora é muito incipiente, "já que atualmente temos um 2% da superfície do cultivo, é muito pouco, não tivemos bons resultados. Por isso temos que trabalhar na parte fitossanitária do kiwi e sobre todo traer variedades novas e probarlas".

Projeção do kiwi - Como uma das conclusões do encontro, observa-se que em geral a oferta está crescendo em um bom ritmo em relação à demanda. "A Grécia cresceu significativamente nos últimos 10 anos, com muito volume. Tenha cuidado com a qualidade da fruta, para obter um preço mais alto".

Expliquei que se parte de um preço muito baixo, com um volume alto, o que se previu é uma queda no mercado. "E a maneira de se manter no mercado competitivo é produzir frutas de muita boa qualidade. Não importa o que você passa com os volumes que você tem para ser alza, você deve acompanhá-lo com uma boa qualidade, para manter a posição de boa demanda. Pelo contrário, passou a ser um produto substituível, pouco atraente e por isso o negócio se empeora", disse Cruzat.

Concluiu que "todas as novas plantações devem ter uma mirada de maior eficiência produtiva, maior quantidade de quilos, com melhor armazenamento, mais barato de armazenar e com o melhor sabor no momento do consumo, para que o consumidor esteja feliz em pagar um bom preço . Se não, termina vendendo por defeito em um valor que não é alugável no largo praça". *PortalFruticola

Cultive kiwis incríveis com estas dicas de ouro para tirar mudaskiwi é uma fruta deliciosa e nutritiva que muitos apreciam durante os meses quentes de verão. Se você é um amante do kiwi e deseja cultivar sua própria planta, a propagação por estacas semilenhosas é uma técnica eficaz que pode ser realizada durante a estação quente.

A seguir, entenda o processo de propagação com estacas semilenhosas, permitindo que você desfrute de colheitas abundantes em seu próprio jardim

Entenda qual é o momento certo - A propagação por estacas semilenhosas é melhor realizada durante o verão, quando as plantas estão ativamente crescendo e o clima é mais favorável para o enraizamento das estacas.

  • Meio do verão: O período ideal para propagar kiwis com estacas semilenhosas é geralmente no meio da estação mais quente do ano, dependendo da sua região. Evite realizar o procedimento durante os dias mais quentes e secos do verão.
  • Preparo das estacas semilenhosas - As estacas semilenhosas são segmentos de galhos que são relativamente jovens com uma mistura de tecido lenhoso e tecido herbáceo. Siga estas etapas para preparar as estacas:
    • Irrigação: Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Regue as estacas regularmente para evitar que o solo fique seco;
    • Proteção solar: Proteja as estacas do sol direto do meio-dia, que pode secar o solo rapidamente e prejudicar as estacas;
    • Fertilização leve: Aplique um fertilizante equilibrado de liberação lenta para promover o crescimento das raízes.  
    • Solo bem drenado: Escolha um local com solo bem drenado e rico em matéria orgânica;
      • Espaçamento: Plante as estacas com um espaçamento de aproximadamente 15 a 20 centímetros entre elas;
      • Inserção: Enterre as estacas no solo com a extremidade cortada voltada para baixo, de modo que pelo menos 5 centímetros estejam enterrados. 
        • Remova folhas inferiores: Retire as folhas dos 5 centímetros inferiores da estaca para evitar que elas entrem em contato com o solo e potencialmente causem apodrecimento;
        • Corte em ângulo: Faça cortes diagonais limpos na base de cada estaca e identifique a extremidade inferior. 
        • Escolha galhos jovens: Selecione galhos jovens saudáveis da planta-mãe que tenham cerca de 15 a 20 centímetros de comprimento;

        Como plantar as estacas semilenhosas - Cuidados necessários durante o verão - Após o plantio das estacas semilenhosas, é importante fornecer cuidados adequados durante o verão para promover o enraizamento saudável. Confira algumas orientações:

    Verificação e transplante - Durante o verão, as estacas semilenhosas começarão a desenvolver raízes. Você pode verificar o progresso delicadamente puxando suavemente as estacas.

    Se encontrar resistência, isso indica que as raízes estão se formando. Normalmente, leva de 6 a 8 semanas para que as estacas estejam prontas para o transplante.

    A propagação de kiwi por estacas semilenhosas durante o verão é um método eficaz para cultivar suas próprias plantas dessa fruta. Com o cuidado adequado, você poderá desfrutar de colheitas saudáveis e saborosas em seu próprio jardim.

    Com paciência e atenção, você pode cultivar suas próprias plantas de kiwi e desfrutar dos frutos frescos e deliciosos em suas refeições de verão.

  • *Ana Alves - Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!/Capitalist - 07/10/2023.

Comentários