Kimito: A maçã japonesa que chegará à África do Sul
Kimito é uma variedade registrada no Japão desde 2016 e é conhecida por sua longa vida útil. A pomóidea tem casca amarela, polpa branca e sabor adocicado
Wismettac Foods Inc, uma subsidiária da empresa de comércio de alimentos Nishimoto Co., com sede em Tóquio, assinou um acordo para produzir maçãs Kimito na África do Sul, informou o The Asahi Shimbun - https://www.asahi.com/ajw/.
A maçã Kimito foi desenvolvida pela Universidade Hirosaki em Aomori, a prefeitura mais ao norte da principal ilha do país asiático, Honshu. Aomori é famosa por suas maçãs, produzindo mais de 50% do volume total de maçãs do Japão.
O objetivo desta aliança é gerar royalties para a universidade, com base nos seus direitos de propriedade intelectual. Além disso, espera-se que o projeto ajude a garantir a disponibilidade da variedade durante todo o ano.
Wismettac adotará um sistema de "clube de variedades", que garante a proteção dos direitos de propriedade intelectual sobre uma variedade vegetal. Os membros do clube têm direito a receber licenças para produzir e comercializar a variedade.
Kimito é uma variedade registrada no Japão desde 2016 e é conhecida por sua longa vida útil. A pomóidea tem casca amarela, polpa branca e sabor adocicado.
"Como as estações são opostas às do Japão, as maçãs sul-africanas podem ser comercializadas fora da estação, quando os embarques do Japão diminuem", disse Takahiro Masuda, da Wismettac Foods.
A Wismettac Foods planeja fazer parceria com uma empresa sul-africana para registar a cultura e a marca correspondente nos próximos meses. Os plantios de teste começarão logo depois. *Portal Fruticola - 15/07/2024.