Abanorte participa de missão técnica à Costa Rica
Durante a missão, o grupo pode acompanhar de perto os processos tecnológicos implantados na bananicultura costa-riquenha
Conhecer a produção de banana e proporcionar aos produtores e técnicos do Norte de Minas outra realidade de produção da fruta. Esses são um dos vários objetivos da Missão Técnica à Costa Rica. Um grupo composto por 12 integrantes, entre eles produtores, técnicos e colaboradores da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) desembarcaram na Costa Rica no dia 19 de março de 2017, desde então, participam de palestras exclusivas sobre a inovação do setor da banani-cultura, farão visitas à fazendas com o obejtivo de observar as melhores práticas em sistema agrícola sustentável, transporte de campo, pós colheita e processos de gestão.
Na programação das visitas está incluída a visitação a Yamber, uma indústria de polímeros que utiliza alta tecnologia na produção de sacos plásticos para ensacamento de banana. Os sacos podem ser adaptados às necessidades da nossa região no que diz respeito à proteção contra pragas, radiação solar e espessura. Além da ida a CORBANA que é a corporação bananeira da Costa Rica.
Durante a missão, o grupo pode acompanhar de perto os processos tecnológicos implantados na bananicultura costa-riquenha, que proporcionam desenvolvimento e assegura o crescimento da fruta. O objetivo desse aprendizado é poder entender o modelo utilizado por eles e, com as adequações necessárias, implantá-los na Região do Jaíba.
"Na Fazenda San Marcos a despenca da banana é feita na roça e o transporte em berços(macas). Não existem piscinas e a lavação é realizada no berço gerando economia de água. Fazenda premiada internacionalmente pelas boas praticas com 0% de rechaço de fruta."
Eliane Cristina Muller/ASBANCO/Corupá/SC