Eventos

À medida que a Interpoma se aproxima, a Prognosfruit compartilha previsões sobre menores rendimentos de maçãs europeias

O Congresso Interpoma, a principal conferência global para tudo sobre maçãs ? organizado pela FieraMesse com o apoio do Laimburg Research Centre ? se concentrará na produção, ferramentas e possíveis soluções com o clima


Os dados apresentados na conferência Prognosfruit, patrocinada este ano pela Interpoma, preveem uma queda de 11% ano a ano nas colheitas de maçãs da UE. Este menor rendimento, suas causas e possíveis soluções serão um dos tópicos centralizados na próxima feira comercial da Interpoma, programada de 21 a 23 de novembro de 2024.

A Interpoma, a única feira comercial internacional de maçãs do mundo, organizada pela FieraMesse, está programada entre 21 e 23 de novembro deste ano. Esta edição está atualmente se preparando para seus visitantes no início de uma temporada única. De fato, a colheita europeia de maçãs experimentará uma queda ano a ano (YOY) de 11%, resultando em um rendimento de 10.207.000 toneladas, de acordo com dados compartilhados durante a Prognosfruit, a tradicional conferência europeia que apresenta estimativas sobre colheitas globais de maçãs e peras.

As principais causas prováveis ??são geadas de primavera e mau tempo que atingiram a maior parte da Europa. Mais especificamente, a Polônia, o principal produtor europeu de maçãs, verá uma queda de 20% em comparação a 2023, com níveis de produção estimados em 3.190.000 toneladas. As previsões também impactam negativamente outros importantes países produtores de maçãs, como França (-3%) e Alemanha (-16%).

As estimativas também apontam para uma queda para variedades como Golden Delicious e Gala, enquanto novas variedades terão uma boa colheita em linha com seus rendimentos recordes de 2023.

Comparado a 2023, as previsões da Itália também caem (-1%) para 2.162.495 toneladas. A queda aqui também afetará principalmente Golden Delicious e Gala, enquanto novas variedades continuarão crescendo devido à introdução gradual de novos pomares.

Essas primeiras previsões serão atualizadas durante a noite inaugural da Interpoma. A WAPA e os representantes dos principais países europeus produtores de maçãs integrarão dados atualizados para reavaliar os rendimentos previstos e dar uma imagem mais clara da temporada 2024/25.

O Congresso Interpoma, a principal conferência global para tudo sobre maçãs - organizado pela FieraMesse com o apoio do Laimburg Research Centre - se concentrará na produção, ferramentas e possíveis soluções para mitigar as mudanças climáticas e o clima cada vez mais adverso, bem como para ajudar os produtores de maçãs a trabalhar em condições cada vez mais incertas. Na quinta-feira, 21 de novembro, o congresso se aprofundará em "Evolução genética: novas tecnologias de melhoramento", enquanto na sexta-feira, 22 de novembro, mudará sua atenção para "Revolução digital: pomares do futuro".

"O pomar do futuro" será o tema do Prêmio Interpoma de 2024, o evento agora tradicional que a FieraMesse organiza para premiar empresas com soluções de destaque com o objetivo de promover o desenvolvimento no setor. Os candidatos podem se inscrever até 30 de setembro. O prêmio visa homenagear tecnologias digitais que permitem progressos excepcionais na gestão sustentável de pomares de maçãs, resultando em redução significativa do uso de produtos de proteção de plantas e/ou fertilizantes, bem como sua pegada de carbono geral.

Thomas Mur, diretor da FieraMesse, diz: "As previsões da última edição da Prognosfruit destacam a necessidade de conversas francas renovadas em todo o setor de cultivo de maçãs sobre novas tecnologias genéticas e digitais. A mudança climática é um fato; que se traduz em mudanças complexas nas quais podemos intervir compartilhando as melhores práticas e inovações. O Interpoma 2024, o Congresso Interpoma, as oportunidades resultantes do prêmio e as soluções apresentadas pelos expositores certamente farão deste o evento ideal para fazer um balanço do setor."

Para mais informações, visite https://www.fierabolzano.it/en/interpoma/home

*Michela Dongi and Doralinda D'Auria/Interpoma press office c/o fruitecom/M: +39 348-4074079 |  +39 337 1212782 - E: [email protected] | [email protected]/www.fruitecom.it

Comentários