Eventos

Bio Brazil Fair e Naturaltech batem recorde de público e impulsionam o segmento

Feiras de negócios comprovam o crescimento do mercado brasileiro de itens saudáveis que movimenta cerca de R$ 180 bilhões


BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a NATURALTECH, principais feiras B2B, B2P e B2C produtos naturais e orgânicos, encerraram em junho a edição 2023, comprovando o crescimento do mercado brasileiro de itens saudáveis que, atualmente, movimenta em torno de R?180 bilhões por ano no país e tem nelas a sua principal vitrine de negócios.

Durante os quatro dias de evento, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu 52 mil visitantes - aumento de 44% em relação à edição de 2022- de todos os estados do Brasil e de 30 países, entre varejistas, profissionais das diversas áreas da saúde, produtores, cooperativas, associações, autoridades destes setores e consumidor final, interessados em conhecer as mais de 1.400 marcas e 730 expositores. "A Bio Brazil e a Naturaltech ajudam a consolidar a posição do país entre os quatro maiores consumidores de produtos naturais. Com tantas novidades apresentadas durante o evento, certamente, entramos na rota dos principais produtores também. Pudemos mostrar todo o potencial do país, por meio de inovações e lançamentos extremamente criativos", explica Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras.

Essa foi a percepção de Claudia Peroba, sócia proprietária da Fazenda do Retiro, que participou pela primeira vez como expositora e recebeu visitantes de países como Estados Unidos e Alemanha. "Todos ficaram encantados com a proposta do nosso ketchup de beterraba. Nosso objetivo é desenvolver produtos mais inovadores, que realmente surpreendam todo o mundo e deem visibilidade para a grandeza de nosso trabalho", comemora a empresária.

Para Aline Saraiva Marques, sócia proprietária da GranoSquare Produtos Naturais, estar pela primeira vez como expositora no evento foi uma experiência de extrema importância, muito próspera. "Estar na feira foi fundamental para fomentar a nossa indústria de alimentos naturais. Interagimos com todos os públicos do nosso interesse, desde clientes, profissionais da saúde até o público final", comenta Marques.

Rodada de negócios - Mais oportunidade de negócios foi o que motivou empresários a participarem da Rodada de Negócios, que somou 292 reuniões, entre 17 compradores e 91 fornecedores, em uma área reservada para conversas, troca de experiências e fechamento de acordos. A expectativa é que esses encontros resultem em R?24.6 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses.

Vitrine para todos os tamanhos de empresas - Com 95% dos expositores formados por pequenas e médias empresas, um dos destaques da edição desse ano foi a Incubadora Naturaltech & Local.e, iniciativa que levou 10 empresas de diversos estados brasileiros com subsídio parcial da Francal Feiras e deu a oportunidade para elas apresentarem produtos inovadores. Como a WinStage, fabricante de barras de proteína ausentes de glúten, açucares extras, lactose e aditivos químicos.

Fundada em 2020, na cidade de Panambi (RS), a companhia possui um e-commerce próprio e distribuição nacional. Entre os parceiros estão players como Mundo Verde, Quitanda e Raízes. Os produtos são feitos com uma pequena lista de ingredientes integrais, como, por exemplo, tâmaras, claras de ovos pasteurizadas e amêndoas. "Ficamos lisonjeados e animados de termos sido escolhidos entre mais de 100 empresas. Certamente, a participação na Naturaltech agregou muito valor ao nosso negócio, que possui o objetivo de entregar um produto da maior qualidade possível para o consumidor", afirma Gabriel Fellipe Markus, sócio-proprietário da WinStage.

Quem também estreou no evento foi a Afrodite Kombucha. De acordo com Taiana Pires Pereira, responsável pelo comercial da empresa, a feira foi uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem seus produtos. "É a primeira vez que estamos expondo aqui na feira. A edição foi muito boa para nós! Nossos lançamentos foram ótimos e conseguimos vender e alcançar o público".

A Naturaltech e a Bio Brazil Fair também são fundamentais para grandes empresas, como a Mustela, estabelecer parcerias e estimular os negócios por meio da troca de experiências. "Elas representam a união de uma comunidade em prol da sustentabilidade e de soluções ambientais para o planeta, também nos dá uma visão de como está o mercado e o público final, suas necessidades e desejos, e enxergamos o crescimento dessa área e importância da marca", reflete Maimi Shimabukuro, gerente de treinamento e eventos da marca.

Quem corrobora com essa percepção é Juliana Napolitano, gerente de Marketing da Linea Alimentos. "Esse ano a edição foi muito importante para a Linea Alimentos, principalmente na questão de dar visibilidade para o consumidor saudável o tamanho de nosso portifólio. Também para mostrar inovação, sempre tentamos trazer lançamentos e mais opções ao consumidor saudável, como o chocolate vegano, o leite de aveia sem adição de açucares e com fibras e também a geleira de laranja, para testar com o grande e diverso público da feira", comenta a gerente, demonstrando interesse em retornar na próxima edição.

A 18ª BIO BRAZIL FAIR| BIOFACH AMÉRICA LATINA e a 18ª NATURALTECH já têm data marcada. Elas serão de 12 a 15 de junho de 2024, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo

Todas as informações podem ser encontradas nos sites oficiais das feiras- Bio Brazil Fair e Naturaltech.

Sobre a Bio Brazil Fair| BIOFACH América Latina e Naturaltech - Realizada pela Francal Feiras, a NATURALTECH e a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMÉRICA LATINA são as principais feiras do setor de produtos orgânicos e naturais, incluindo alimentos, cosméticos e produtos pet. Elas são realizadas simultaneamente e reúnem os principais players do mercado. Nas edições anteriores, os eventos receberam mais de 36 mil visitantes e apresentaram ao menos 1.200 lançamentos ao mercado.

Sobre a Francal Feiras??- Desde 1969, a Francal Feiras é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é uma das maiores e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional. Os negócios originados pelos 13 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.?

*Gestão de relacionamento com a imprensa?- Patrícia Kishimoto | Patricia Kamel - APPROACH COMUNICAÇÃO??/[email protected] 

?

 

Comments