Eventos

Novo polo gastronômico de São Paulo será sede da edição 2023 da ExpoAzeite

Novo polo gastronômico de São Paulo recebe a principal feira de negócios voltada para o setor de Azeite de Oliva, que terá expositores brasileiros, cursos, degustações e muito mais


Considerado como um novo polo gastronômico da cidade de São Paulo, no estilo dos grandes mercados europeus, o Santo Mercado - tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann - será palco da 13ª edição da ExpoAzeite 2023, que será promovida nos dias 24 e 25 de junho. A principal feira de negócios voltada para o setor de Azeite de Oliva tem como meta fortalecer e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da olivicultura, além de trazer informações relevantes sobre os azeites nacionais, especialmente no Estado de São Paulo, que vem despontando no mercado, e as propriedades benéficas desse óleo à saúde e à beleza.

Em sua primeira edição em um empreendimento comercial, o evento é aberto ao público profissional, mas também aos apreciadores do Azeite de Oliva, que poderão fazer uma imersão no amplo universo dos azeites, da gastronomia ao turismo, incluindo questões culturais e econômicas que envolvem o tema.

Em um único local de 1000 m 2 no terceiro andar do Santo Mercado, a ExpoAzeite 2023 vai reunir estandes de marcas brasileiras, soluções e tecnologias que atendem a esse mercado, além de cursos e degustação no espaço gourmet, que visa desmistificar a iguaria e mostrar a riqueza da produção nacional, que, segundo a curadora do evento e especialista em azeites, Patricia Galasini, tem muito para surpreender os consumidores e apreciadores.

De acordo com ela, o crescimento e desenvolvimento da cultura da oliveira em São Paulo, com produção de óleos de excelência, tem avançado graças à orientação na fertilização, no manejo, controle de pragas e doenças nos olivais e previsibilidade de chuvas e temperaturas na região. "Um exaustivo e permanente trabalho que reúne estudiosos, órgãos reguladores e empresários do ramo da olivicultura", assegura Patricia, que também é presidente da Câmara Setorial de Olivicultura do Estado de São Paulo.

"Estamos muito animados em poder trazer esse evento para os visitantes do Santo Mercado, pois ele está totalmente alinhado à nossa proposta de entregar experiências significativas ao público. O mundo do azeite é extremamente rico, diverso e, claro, delicioso.

Conhecê-lo de perto é, sem dúvida, um deleite para os sentidos", comenta o gerente de marketing e novos negócios do Santo Mercado, Arthur Graziadio.

Serviço: 13ª ExpoAzeite 2023 - Santo Mercado (Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 - - Santo Amaro - São Paulo/SP) - dias 24 e 25 de junho, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Horário de Funcionamento Santo Mercado - De Segunda a Sábado, das 7h às 22h. Domingo e feriado, das 7h às 18h. Algumas operações trabalham com horário diferenciado.

O Santo Mercado  - Inaugurado em 1897 e, desde 1961 no mesmo local, o Mercado Municipal de Santo Amaro foi acometido por um incêndio que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, em 25 de setembro de 2017. Em dezembro de 2022 - sob a gestão do Consórcio Fênix - foi reinaugurado com tamanho quatro vezes maior que antes e um novo conceito: inspirado nos grandes mercados europeus. Carinhosamente apelidado de Santo Mercado, o Mercado Municipal de Santo Amaro - Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann conta com 11.500 m² de área total, distribuídos em três pisos, com 120 boxes e 37 quiosques.

ExpoAzeite 2023 agitará corredores do Santo Mercado - Além das marcas de Azeite de Oliva nacional e internacional, a feira traz informações, novidades, cursos, em meio ao ambiente contemporâneo do Santo Mercado, inspirado nos grandes mercados europeus e que privilegia a natureza São Paulo, maio de 2023 - O centenário, recém-reformado e charmoso mercado municipal
de Santo Amaro será palco da 13ª edição da ExpoAzeite 2023, que acontece nos dias 24 e 25 de junho, em São Paulo, organizada e promovida pela JKPG Marketing.

Considerada a principal feira de negócios voltada para o setor de Azeite de Oliva, seu objetivo é fortalecer e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da olivicultura, além de divulgar os azeites elaborados no Estado, falar sobre as diversas propriedades benéficas desse óleo ao organismo e, consequentemente, disseminar o consumo.

Esse crescimento no cultivo e desenvolvimento da cultura da oliveira em São Paulo, com produção de óleos de excelência, tem avançado graças à orientação na fertilização, no manejo, controle de pragas e doenças nos olivais e previsibilidade de chuvas e temperaturas na região. "Um exaustivo e permanente trabalho que reúne estudiosos, órgão reguladores e empresários do ramo da olivicultura", assegura Patricia Galasini, presidente da Câmara Setorial de Olivicultura do Estado de São Paulo. "E o resultado é essa significativa melhora no processo produtivo, a obtenção de um produto de qualidade superior, fortalecimento da olivicultura no Estado e no país e o aumento no consumo".

Atrações - Durante dois dias, o evento, que se tornou uma referência do setor no Brasil e uma vitrine da cadeia produtiva e de valor do Azeite de Oliva, proporcionará aos participantes uma imersão na gastronomia, cultura, lazer, turismo, negócio e entretenimento. "Com muita alegria, estamos fomentando e divulgando os excelentes azeites nacionais produzidos no Brasil", assegura a especialista. Para agradar a todos os gostos e paladares, o evento promete uma programação eclética, capaz de facultar ao público uma superexperiência, com acesso às  novidades e tendências do setor. A começar pelo espaço: o Santo Mercado, como hoje é carinhosamente chamado, é um marco cultural e histórico da região sul de São Paulo. Localizado no 3º piso, num espaço de 1000 m2, a ExpoAzeite 2023, com seu formato multieventos, reunirá em um único local stands de marcas, informações, soluções, inspirações, tecnologias, exposições, cursos; muito conteúdo, experiências, conexão com fornecedores, espaço gourmet, em meio a muita beleza, natureza, infraestrutura, conforto e segurança.

Nesta edição, destacamos a participação dos produtos nacionais, de diferentes estados do Brasil, sob a curadoria de Patricia Galasini. O evento é aberto tanto ao público profissional como àqueles que simplesmente amam Azeite de Oliva.

Azeite na sobremesa? Descubra sete maneiras de harmonizar a iguaria - A nova safra de azeites nacionais já está chegando às gôndolas dos supermercados. Para te inspirar a explorar toda diversidade do óleo extraído da azeitona, especialista dá dicas de harmonização até com sobremesas. - Para quem quer conferir de perto e fazer uma imersão nesse delicioso universo, pode conferir a 13ª ExpoAzeite, nos dias 24 e 25 de junho, no Santo Mercado, com entrada gratuita.

Assim como o vinho, o azeite é produzido em safras. Mas, ao contrário da bebida, quanto mais novo o azeite for, melhor. E esse é justamente um dos grandes diferenciais dos produtos nacionais - chegar à mesa com mais frescor do que as opções internacionais. E se a palavra de ordem é frescor, esse é o momento ideal para conferir as dicas de harmonização da iguaria e aproveitar a nova safra que já está chegando às gôndolas dos supermercados.

Na preparação de pratos, inclusive, doces, o Azeite de Oliva pode ressaltar ou casar com o sabor através de seus principais atributos: doçura, amargor, acidez, especiarias, aroma e gordura. A especialista Patricia Galasini, presidente da Câmara Setorial de Olivicultura do Estado de São Paulo, e curadora da 13ª edição da ExpoAzeite 2023, que será realizada no Santo Mercado - tradicional Mercado Municipal de Santo Amaro Professora Adozinda Caracciolo de Azevedo Kuhlmann - nos dias 24 e 25 de junho, na zona sul de São Paulo, dá dicas de como fazer boas combinações do Azeite de Oliva na gastronomia. Confira!

  1. Peixes, queijos curados, cogumelos e crustáceos, que geralmente apresentam aroma forte, pedem azeites que ajudam a equilibrar o paladar, como os frutados, de suaves a médios.
    2. Para as carnes vermelhas, as melhores opções são os azeites amargos, frutados e picantes, de suaves a médios. 3. Já as folhas verdes, tomates e cebolas ganham um toque especial quando são temperadas com azeites frutados intensos. 4. O uso de azeites que possuem certa picância em saladas de rúcula, agrião e mostarda já é bastante comum, mas a regra vale para qualquer prato que apresente essa característica: quanto mais intenso o amargor, mais amargo deve ser o azeite que o acompanha. Esse paladar é típico de azeitonas verdes e frescas, assim como os toques de maçã verde e grama, que também combinam com folhas amargas e salmão. 5. Se estiver preparando um prato bastante gorduroso, à base de carne de porco ou frituras, por exemplo, abuse das essências encorpadas, que conferem sabor adocicado e maduro ao alimento. 6. E o azeite pode ser usado até na sobremesa! É isso mesmo! Bolos, mousses e frutas também podem ser presenteadas com um fio de azeite. 7. Já em pratos ácidos, como laticínios, tomates, vinagres e alimentos cítricos, devem ser utilizados azeites de sabor frutado médio, de baixo amargor e, de preferência, sem nenhuma picância. Além de emprestar um sabor especial às preparações, o Azeite de Oliva é funcional, contém vitaminas, minerais e antioxidantes, que favorecem a diminuição de doenças cardiovasculares. Ao consumir o produto, são ingeridos 85% de gorduras monoinsaturadas, 10% de saturadas e 5% de polinsaturadas, tornando esse tipo de óleo mais saudável quando comparado aos outros. Para quem já é amante do azeite ou quer conhecê-lo melhor, a dica é visitar a 13ª ExpoAzeite, que será realizada nos dias 24 e 25 de junho, no Santo Mercado, zona sul de São Paulo, Com entrada gratuita, o evento apresenta o amplo universo dos azeites, da gastronomia ao turismo, incluindo questões culturais e econômicas.
  2. *Assessoria de Imprensa da 13ª edição da ExpoAzeite 2023/Mirian Ruiz (11) 94859-0331 | [email protected]

Comments